AGENDA. PROGRAME-SE

sábado, 24 de dezembro de 2011

SBPJor defende diploma de jornalismo

Nota da SBPJor sobre o diploma de jornalismo


A SBPJor, Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, entende a formação universitária em nível de graduação, incluindo, nesta, o ensino, a pesquisa e a extensão, como elemento basilar do campo do jornalismo, cuja legitimação se estabelece por meio do reconhecimento legal do diploma como necessário para o exercício da profissão em suas mais diferentes instâncias.



Brasília, DF, 23 de dezembro de 2011


Dione Oliveira Moura
Em nome da Diretoria da SBPJor.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Teatro - espetáculo Na ponta dos pés

Na Ponta dos Pés

15, 16, 17 e 18 de Dezembro / 20h / Espaço Cultural 508 sul,Brasília


Entrada Franca


Direção:


Adriana Lodi



Elenco:


Adriana Borba, Amanda Cintra, Guylherme Almeida, Hanna Bezerra, João V. Borges, José Reis, Julie Wetzel, Paco Leal


Iluminação:


Daniella Diniz


Programação Visual:


Patrícia Meschick


Fotografia:


Helano Stuckert




O espetáculo Na Ponta dos Pés é um resultado da oficina Teatrando Montagem, projeto desenvolvido desde 2001 por Adriana Lodi e que já resultou em espetáculos como De Carne Osso e Concreto, O Muro, Dormentes e Enquanto.


Na Ponta dos Pés procura revelar o confronto interno que se trava dentro do ser humano e a natureza que constantemente negamos - nossos inimigos íntimos que parecem vir ao mundo antes de nós. Como ladrões, atacam de surpresa e se lançam à nossa consciência, ferindo aos poucos nosso pensamento, nossa segurança interior e provocando estragos secretos, tanto mais prejudiciais por serem invisíveis.


Além dos textos e cenas criadas pelos próprios atores-criadores, o espetáculo bebeu nas fontes de Centro Nervoso (Fernando Bonassi), Entre Quatro Paredes (Jean Paul Sartre), A Insustentável Leveza do Ser (Milan Kundera), no cinema de Tarkovski, na poesia de Charles Bukowski, Clarice Lispector, Caio Fernando Abreu, dentre outros autores.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

um abraço, um sorriso, uma esperança

Por quem?

por Lais Pimenta.

Para que a memoria de sua vida permaneça para sempre.

Muitos e muitos abraços por Lais Pimenta.

Um abraço, um sorriso, uma esperança.

Brasilia em defesa das mulheres e meninas

Campanha pelo fim da violência contra mulheres e meninas chega à 2ª Conferência Nacional da Juventude


Fonte: Informe ONU Mulheres

"A 2ª Conferência Nacional da Juventude também será um espaço para convidar a juventude brasileira para unir-se pela eliminação da violência de gênero. Entre as atividades do evento, que acontece de hoje, 9/12, até segunda-feira, 12/12, o estande da ONU Mulheres faz a divulgação da Campanha do Secretário-Geral das Nações Unidas “Brasil: Una-se pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.



Na tarde de hoje, às 17h, os conferencistas poderão aderir à ação gravando depoimentos em vídeos sobre suas ações cotidianas pelo fim da violência de gênero. Além disso, também serão distribuídos materiais campanha, fomo folhetos e fitinhas de pulso. Para quem não puder participar da ação hoje, na segunda-feira (12/12), a gravação dos vídeos acontecerá das 10h às 11h.



Liderada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, a campanha convoca os governos, a sociedade civil, as organizações de mulheres, os jovens, o setor privado, a mídia e todo o Sistema ONU para unir forças na erradicação do fenômeno global da violência contra as mulheres e meninas. Saiba mais em www.onu.org.br/unase.



“A gente Escreve a Nossa História”

Produzido pela ONU Mulheres, o folheto pretende sensibilizar a juventude para a reflexão sobre o impacto do racismo e sexismo na vida dos jovens brasileiros e os desafios para a desconstrução desses fenômenos. Com linguagem jovem e de fácil compreensão, o material aborda os temas de violência no namoro, masculinidades, educação e mercado de trabalho. As ilustrações em street art (grafite) foram feitas pelos artistas brasilienses Welton Profeta e Julimar dos Santos da Sem Vergonha Crew."



2ª Conferência Nacional da Juventude Gravação de mensagens em vídeo para a Campanha do Secretário-Geral das Nações Unidas “Brasil Una-se pelo Fim da Violência contra as Mulheres”

Data: de 9 a 12 de dezembro de 2011

Endereço: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade – Brasília/DF



Gravação de mensagens em vídeo para a Campanha do Secretário-Geral das Nações Unidas “Brasil Una-se pelo Fim da Violência contra as Mulheres”

Data: Sexta-feira – 9 de dezembro de 2011

Horário: das 17h às 18h

Local: Estande ONU Mulheres



Sábado, 10 de dezembro de 2011

Horário: das 11h às 12h

Local: Estande ONU Mulheres





ONU-Mulheres

UNASE_Português

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dia Mundial de Combate à AIDS, 1º de dezembro de 2011

Mensagem de Michelle Bachelet - Diretora Executiva da ONU Mulheres

Dia Mundial de Combate à AIDS, 1º de dezembro de 2011



"Alcançar zero requer zero de descriminação de sexo e de violência

É tempo de zerar o foco sobre as mulheres e meninas


Hoje no Dia Mundial de Combate à AIDS, somos chamados à ação para alcançar um número zero de novas infecções por HIV, zero de discriminação e zero de mortes relacionadas à AIDS. Eu gostaria de enfatizar que alcançar zero requer zero de discriminação contra mulheres e meninas.

De acordo com a UNAIDS, as novas infecções de HIV em 2010 mostram um declínio de 21 por cento desde 1997, quase 50 por cento dos afetados atualmente têm acesso ao tratamento, e o número de pessoas que morrem de causas relacionadas à AIDS caiu de um total de 2,1 milhões em 2004 para um número estimado em 1,8 milhão em 2009. Este progresso é louvável e não poderia ter sido alcançado sem os esforços combinados de governos, das organizações da sociedade civil, do setor privado e das Nações Unidas. Olhando à frente, nós somos capazes de alcançar progressos ainda maiores através do alinhamento da resposta ao HIV através do desenvolvimento de estratégias mais amplas que coloquem a igualdade entre os sexos no centro.


Hoje as mulheres perfazem quase 50 por cento dos 34 milhões de pessoas vivendo com HIV. Em duas sub-regiões, África Subsaariana e no Caribe, as mulheres perfazem a maioria dos adultos vivendo com HIV -- 59 por cento na África Subsaariana e 53 por cento no Caribe. Na América Latina, as mulheres perfazem 36 por cento dos adultos vivendo com HIV. Na Europa Oriental e Ásia Central mais e mais mulheres estão sendo infectadas à medida que a epidemia se alastra na região. Na Ucrânia, por exemplo, um valor estimado em 45 por cento das pessoas que vivem com HIV em 2009 eram mulheres, um aumento dos 37 por cento registrado em 1999.

Em todas as regiões, o estigma, a discriminação e a violência afetam desproporcionalmente as mulheres e debilitam o progresso. Mulheres e meninas se encontram na linha de frente provendo cuidados e suporte às suas famílias e comunidades. Contudo, na maioria das vezes elas estão posicionadas no final da linha ao receber os cuidados e suporte que necessitam para si próprias.

Hoje no Dia Mundial de Combate à AIDS, eu encorajo todos os parceiros na resposta à AIDS para alcançar zero em mulheres e meninas. É possível obter maior progresso dando poder às mulheres como agentes da mudança, promovendo a sua liderança na resposta à AIDS, e fazer frente ao estigma, à discriminação e violência que elas enfrentam. Hoje em dia a metade dos países que emitem relatórios dispõe de um orçamento específico para atividades de HIV relacionadas às mulheres. Chegar à zero requer a total participação das mulheres nos planos nacionais contra a AIDS e financiamento adequado para tratar das necessidades e prioridades das mulheres.

A ONU Mulheres se acha empenhada em alcançar progressos nestas áreas chave. Através da amplificação das vozes das mulheres com HIV, garantindo a sua liderança e participação na tomada de decisões, e integrando a igualdade entre os sexos no planejamento e orçamento nacional de HIV, nós nos aproximaremos da meta de zerar novas infecções por HIV, zerar a discriminação e zerar as mortes relacionadas à AIDS.

ONU-Mulheres

UNASE_Brasil

Assina: Michelle Bachelet, Diretora Executiva da ONU Mulheres

domingo, 30 de outubro de 2011

Cabelos prateados

http://www.youtube.com/watch?v=BtEhO4hYKbg

Cabelos prateados. Uma voz de aço, com rouquidão curtida em madrugadas boêmias pelo Rio de Janeiro. Temas surpreendentes, onde a morte é personagem assídua.Nelson Cavaquinho foi um trovador moderno, espalhando sua música e poesia pela noite carioca. Suas músicas são de uma simplicidade impressionante, como somente os grandes gênios conseguem fazer, não há um verso ou nota a mais que o necessário.

Nelson Cavaquinho é o prontaganista de diversas estórias já folclóricas era também capaz de no final de uma madrugada distribuir todo dinheiro ganho em um show pelos mendigos e prostitutas. Ficando até mesmo sem ter como pagar a condução de volta para casa. Vendia músicas e parcerias para sobreviver nos momentos mais difíceis. Inclusive esta é a razão de serem tão raras suas parcerias com o também mangueirense Cartola, que não gostou quando Nelson vendeu música que fizeram juntos.

Seu mais constante parceiro, com quem compôs diversos clássicos da música brasileira, foi Guilherme de Brito, uma pessoa com um estilo de vida completamente oposto ao bohêmio Nelson. Outro que não pode ser enquadrado entre seus "parceiros de ocasião" é Alcides Caminha, mais conhecido como escritor de populares histórias em quadrinhos eróticas, nas quais assinava como Carlos Zéfiro.

Nelson Cavaquinho é um dos grandes compositores da história da música brasileira, foi gravado pelos mais importantes artistas é revenciado pelos músicos.
fonte: http://www.samba-choro.com.br/s-c/nelson.html

sábado, 29 de outubro de 2011

para quê o outubro rosa?*

Rosa...

para não sucumbir a dor

para não entregar-se à solidão

para não deixar-se em vão

para dizer sim à vida

para dizer sim ao cuidar-se

para dizer sim ao amar-se

outubro rosa, que bom que você veio

publico, abaixo, uma foto de impacto desse rosa outubro.

Sinto não ter os 'créditos' d@ fotógraf@. A foto foi publicada no site do FENAMA e vale o registro. Assim que conseguir os créditos d@ fotógraf@ (farei contato com a FENAMA, farei o registro.


Fonte foto: http://www.femama.org.br/novo/noticias-detalhe.php?menu=not&id=150

----

*Para Annalu Corrêa, que acompanharei/orientarei no projeto de pesquisa campanha prevenção de câncer de mama.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Projeto Yoga Comunitária divulga Krya Yoga

"O Projeto de Yoga Comunitária da DEA/DAC/UnB convida a comunidade universitária para participar da palestra gratuita sobre Krya Yoga em técnicas específicas que visam ensinar a lidar com as emoções ministrada pelo Mestre Ishwarananda.

Kriya significa ação com consciência e de forma simplificada, esta é a essência que a palestra busca oferecer.

Ishwarananda estará em *Brasília nos dias 20 a 23 de outubro*.

*DIA 20 de outubro*: Palestra Gratuita - 19 horas - Auditório Dois
Candangos, UNB

*DIA 21 de outubro: *Vivência de meditação e técnicas de maestria emocional
- 19:00 - 22:00 horas - Swaha, Espaço e Cura, SCLRN 713 Bloco C loja 18

*DIA 22 e 23 de outubro: *Workshop de Maestria e Dissolução das Emoções -
08:00 -19:00 horas - Espaço Cultural Divina Luz, DF 001 Rua 00 Chácara
Cantinho do Céu nº16, Lago Oeste.

Para maiores informações favor escrever para o email *
ishwaranandabrasil@gmail.com *ou por telefone com Luiza(Karuna) 8132-9193.

Agradecemos seu interesse e esperamos sua presença.

Namastê!

Programação Brasília

Programação Belo Horizonte "

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

2º Festival de Cinema Universitário na Bahia

2º Festival de Cinema Universitário abre inscrições para todo o Brasil

inscrições abertas até 07 de novembro 2011.



Faz cinema? Inscreva-se.

http://www.unijorge.edu.br/festivaluniversitario/index.html

domingo, 11 de setembro de 2011

Congresso de Iniciação Científica mobiliza jovens pesquisadores


Acontece, entre 13 a 15 de setembro, o Congresso de Iniciação Científica,

Excelente oportunidade para conhecer a valorizar os pesquisadores de IC da UnB e de outras universidades do DF.

A programação está no link http://www.unb.br/administracao/decanatos/dpp/dific/croedires.html

Bolsas Santander para alunos de graduação...

A Assessoria de Assuntos Internacionais (INT) convoca alunos de graduação UnB para seleção ao Programa de Bolsas Ibero-americanas do Santander Universidades.

As inscrições serão realizadas de 14 a 16 de setembro de 2011.

A convocação, com todos os requisitos e detalhes, está disponível em http://www.int.unb.br/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=10&Itemid=275&lang=br

Informações na INT: www.int.unb.br

sábado, 10 de setembro de 2011

INT abre seleção para intercâmbio no exterior para 2012

Quem está de olho em intercâmbio para 2012:

CONVOCAÇÃO N° 76 / INT/2011 - PROCESSO DE PRÉ-SELEÇÃO DE ALUNOS DE
GRADUAÇÃO DA UnB AO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO EM 1/2012-
cadastro reserva

A Chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais, no uso de suas
atribuições, estabelece as normas para a realização da pré-seleção de
cadastro reserva de alunos da UnB, candidatos ao Programa de
Intercâmbio Acadêmico no 1º semestre de 2012, em instituições de
ensino estrangeiras, conveniadas com a UnB.

A inscrição será realizada no período de 14 a 16 de setembro, das 9h
às 11h30 e das 14h30 às 17h, na Assessoria Internacional da UnB,
localizada no Campus Universitário Darcy Ribeiro, prédio da Reitoria,
térreo – Asa Norte, Brasília/DF.

Há vagas para alunos graduandos em diversos cursos da UnB. Os testes
de nivelamento de conhecimento em idioma estrangeiro poderão ser
feitos no curso UnB Idiomas. Mais informações, ver o site da INT:
www.int.unb.br
Nota divulgada pela
Assessoria de Assuntos Internacionais - INT
Fone: 3307-0465
e-mail: divulgint@unb.br
Visite nosso site: www.int.unb.br

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Entre Vãos continua percorrendo festivais e mostras, com sucesso.


Gente, a Luisa Caetano (diretora de Entre Vãos) manda notícias: Entre Vãos continua no circuito.

Vai abaixo o bilhetinho eletrônico da Luisa:

"Querid@S,

após ter participado de alguns festivais e mostras de cinema, entre eles o Festival de Cinema de Brasília (DF), do É Tudo Verdade (SP e RJ), Mostra de Cinema de Tiradentes (MG), CineFuturo - Seminário de Cinema em Salvador (BA), segue abaixo os próximos festivais em que o Entre Vãos será exibido.


- Entretodos (SP)
Festival de Cinema em Direitos Humanos de São Paulo, entre 18 a 24 de setembro, no CineSesc e na Matilha Cultural. Este festival vai levar o Entre Vãos para ser assistido na periferia de São Paulo. Também vamos concorrer a diversos premios pelo festival principal.
http://blog.entretodos.com.br

- Curta Cabo Frio (RJ), entre os dias 02 e 11 de setembro
http://www.festivalcurtacabofrio.com.br/mostra_pagina.php?cd_pagina=4453

- 6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na America do Sul (itinerância pelo Brasil)
entre outubro e novembro, Entre Vãos vai ser exibido nas 27 capitais brasileiras e depois faz itinerancia por alguns países da America do sul.
Em Brasília, deve ser no CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil).
http://www.cinedireitoshumanos.org.br


Tudo vale a pena...", diz a Luisa Caetano.

Vale sim, Luisa. abs, luminosos.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

CDT UnB seleciona estagiário de Jornalismo.Inscrições abertas.


Estudantes de graduação (Jornalismo), oportunidade de estágio no CDT, repasso o informe:

"SELEÇÃO A3/2011

Projetos Coordenados pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico – CDT/UnB seleciona estagiário – 20hs

Local: Prédio do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico -CDT/UnB (próximo ao CESPE)

PERFIL

§ Estudante de Graduação na área de Jornalismo.
§ Conhecimentos básicos em assessoria de imprensa e eventos. Conhecimentos básicos em fotografia e vídeo. Desejável experiência com Arte e Cultura. Desejável conhecimento em linguagem HTML.

PRINCIPAIS ATIVIDADES

§ Auxiliar no gerenciamento das redes sociais da Incubadora de Arte e Cultura;
§ Assessoria de Imprensa da Incubadora e de seus eventos;
§ Assessoria na produção de eventos e nas capacitações da área de Comunicação direcionadas ao empreendimentos artísticos culturais atendidos.

Nº de Vagas: 01 vaga

Enviar currículos com indicação do Processo Seletivo (A3/2011)
e do perfil para curriculo@cdt.unb.br"
---

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Nil Revista respira arte.Participe do lançamento

De férias e ainda na cidade? NIL Revista lança número 2, amanhã, 19 de julho

convite da equipe NIL Revista

No dia 19 de julho, será lançada a segunda edição da revista Nil, no Balaio Café, a partir das 18 horas. O lançamento da primeira edição contou com cerca de 600 pessoas e foram distribuídas 800 revistas no evento.

Desta vez, a festa da Nil, em parceria com a Diamante Records, contará com apresentações dos DJs Batma (Batidão Sonoro) e Liso, além de Ladino, que lançará a mixtape Essência durante o evento. Além de música, haverá ta...mbém a exposição da artista Nina Coimbra.

A entrada é franca.

Nil é uma publicação bimestral, impressa e eletrônica (nilrevista.com). A revista é idealizada e inteiramente produzida por um grupo de jovens produtores culturais de Brasília e conta com participação de colaboradores de todo o país. A revista nasceu com o objetivo central de apresentar o universo artístico-cultural, com foco especial no Distrito Federal e cidades do entorno. O leque de temas abordados passeia por diversas áreas de arte e cultura - literatura, fotografia, artes plásticas, cinema, moda, teatro, gastronomia, música, dança e outros.

O evento terá apoio da Diamante Records, Gringo Tattoo, Balaio Café e Estúdio Cajuína. A publicação tem apoio do FAC - Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal

Lançamento da Revista Nil #2
quando 19/07/2011, 18h às 22h.
Local Balaio Café
201 Norte, Bloco B, Lojas 19/31 - Asa Norte, Brasília - DF
Entrada franca.

http://www.nilrevista.com/​revista

Contato:
nil@nilrevista.com
8608.5705 – Clarissa Gianni
8117.8505 – Patrícia Colmenero

terça-feira, 12 de julho de 2011

Formanda Jornalismo defende projeto sobre o lugar do impresso na mediação digital




















Resumo do Projeto de Autoria de Paulliny Gualberto:


Os prognósticos feitos acerca do fim do livro de papel têm levado os pensadores da comunicação a reflexões importantes sobre o lugar do impresso em uma cultura fascinada pela mediação digital. No entanto, a rivalidade imaginada para a relação entre os livros impresso e eletrônico mostra-se um equívoco que pouco contribui para a solução dos problemas relativos à preservação e à propagação da cultura letrada. O presente trabalho se propõe à tarefa de desconstruir os discursos pautados nessa premissa dualística, visando um entendimento mais equilibrado dos fenômenos, a fim de identificar a função do livro de papel na sociedade da informação. Alinhada ao princípio geral da história das comunicações que demonstra que uma tecnologia não surge para necessariamente substituir sua predecessora, esta pesquisa discute aspectos próprios a cada um dos suportes e analisa como essas características podem se constituir em vantagens ou desvantagens para o público e para a formação da memória coletiva.

Palavras-Chave:
Comunicação e cultura, inovações tecnológicas, leitura, livros, memória, tecnologia da informação.

Valeu, Paulliny. Votos de sucesso. Nosso abs.

sábado, 9 de julho de 2011

Já conhece a Biblioteca Digital Mundial da UNESCO?

Se não conhece, visite, imediatamente (!), é o convite.






















A Biblioteca Digital Mundial da Unesco http://www.wdl.org traz um repertório muito interessante de livros, música, filmes, manuscritos, mapas e vários outros tipos de registro da história da cultura mundial.

Missão da Biblioteca Digital Mundial

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.
Os principais objetivos da Biblioteca Digital Mundial são:
• Promover a compreensão internacional e intercultural;
• Expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet;
• Fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral;
• Desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países.

Livros
Diários
Manuscritos
Mapas
Filmes
Impressos, Fotografias
Registros Fonográficos

Vale uma visita, uma grande viagem cultural, recomendo.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

UnB anuncia 300 novas bolsas - Extensão,Iniciação Científica e Bolsa Atleta

Bolsa de Pesquisa? uma boa alternativa durante a formação universitária

Sempre sou procurada por estudantes que querem saber como entrar em um projeto de pesquisa,como ter uma bolsa de pesquisa,etc. As oportunidades são muitas,aparecem sempre,mas é preciso estar preparado, acompanhar as divulgações,etc.

A UnB anunciou hoje que abrir 300 novas bolsas para estudantes.As bolsas serão distribuídas entre Extensão, Iniciação Científica e Bolsa Atleta.

Leia mais em:

http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=5327

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Pensa um filme clássico? Fahrenheit 451,hoje, 19h, no Museu da República

Quem nunca assistiu (ou só assistiu pela TV) Fahrenheit 451, de François Truffaut,aproveite. Vale rever também - é um clássico pleno.

UnBHoje - Termina hoje a mostra de cinema Direitos humanos, liberdade
e censura, realizada pelo projeto CineCAL da Casa da Cultura da América Latina (CAL/DEX). O último filme da programação é Fahrenheit 451, do diretor francês François Truffaut (1966, 111 minutos. Censura 14 anos). A sessão começa às 19h, no Museu Nacional da República. A mostra tem como objetivo fazer uma retrospectiva histórica de fatos sociais e políticos que marcaram o Brasil e o mundo.






SERVIÇO
Exibição do filme: Fahrenheit 451 (1966), de François Truffaut
Data: 10/06/2011
Horário: 19h
Local: Museu Nacional da República, Esplanada dos Ministérios,Brasília, DF.
Entrada franca

terça-feira, 7 de junho de 2011

Uma câmera na mão; uma ideia na cabeça. A ordem dos fatores não altera o produto.TV Senado recorda Gláuber Rocha

Recebi o informe da Glauciene Lara, via lista eletrônica, e já anuncio aqui, pois Gláuber Rocha é Gláuber Rocha.

TV Senado exibirá clássicos do cinesta Gláuber Rocha, em agosto 2011:

PROGRAMADA MOSTRA GLAUBER ROCHA NA TV SENADO


TV Senado está programando para agosto mostra de documentários sobre a vida e obra de Glauber Rocha. A Fundação Glauber Rocha cedeu os filmes Terra em Transe, Deus e Diabo na Terra do Sol e O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro. Os filmes devem ser exibidos em quatro domingos, sendo que a Mostra seria complementada com o documentário Glauber dirigido por Maria Maia e produzido pela TV Senado.

DOCUMENTÁRIOS LITERÁRIOS NO RECESSO DO SENADO

Os filmes Relatos da Sequidão, Vidas e Mortes do Poeta Ferreira Gullar e Cascudinho– Um Provinciano Universal (Maurício Melo Júnior); Drummond, Poeta do Vasto Mundo e Zé Lins, Engenho e Arte (Maria Maia; Eu, Estranho Personagem e O Tempo de Erico (Deraldo Goulart); Nabuco.Doc e Machado de Assis – A Crônica e a História (João Carlos Fontoura); Castelinho (Aluízio Oliveira) e Padre Vieira (Raquel Madeira) devem fazer parte da programação no recesso parlamentar de julho

Acompanhe as datas de exibição pelo site da TV Senado www.senado.gov.br/tv

Mulheres fumantes, países em desenvolvimento e estado de humor das mulheres. Combinação inusitada aumenta consumo de cigarros

Número de mulheres fumantes em países em desenvolvimento tende a crescer
Além disso, pesquisa mostra que o fumo entre mulheres está relacionado ao humor.

AGÊNCIA NOTISA –
A Organização Mundial da Saúde estima que 250 milhões de mulheres em todo o mundo fumam diariamente. No estudo, “O tabagismo e a mulher: riscos, impactos e desafios”, pesquisadores da Universidade de São Paulo dizem que a previsão é de que, até 2030, 40 milhões de mulheres morram devido ao consumo de tabaco.
O estudo, liderado pela médica Elisa Maria Siqueira Lombardi, mostra que a prevalência de tabagismo entre as mulheres adultas está em declínio em países desenvolvidos como Austrália, EUA e Inglaterra. Porém, a tendência observada em países em desenvolvimento como Venezuela, Chile, Argentina e Peru, é de estabilidade ou até de crescimento nesse número.

A pesquisa, publicada no Jornal Brasileiro de Pneumologia em fevereiro, mostra também que, entre as mulheres jovens, a prevalência cresce mundialmente, sendo que em muitos países (Uruguai, EUA, Nova Zelândia e Costa Rica), há um predomínio de meninas fumantes em relação aos meninos.

No Brasil, o estudo mostra que os meninos ainda fumam mais. “Em 2009, uma pesquisa do IBGE com jovens de 15 anos de idade ou mais revelou que, do total de 24,6 milhões de tabagistas estimados, 9,8 milhões eram mulheres, e 14,8 milhões eram homens. Além disso, a pesquisa mostrou que cerca de 76% delas começam a fumar antes dos 19 anos, taxa semelhante entre os homens”, explicam os autores no artigo.

Sobre as causas do consumo de tabaco entre as mulheres, os pesquisadores da USP explicam que, na juventude, o fumo está relacionado à presença de colegas e familiares tabagistas. Já na vida adulta, eles citam três estudos que mostram que as mulheres fumam após experiências negativas de vida.

“Nos últimos anos, com a maior inserção das mulheres no mercado de trabalho, houve um acúmulo de responsabilidades muito grande, pois elas ainda permanecem como cuidadoras de seus lares e com a função maternal. Nesse sentido, o consumo de tabaco estaria associado a uma maior sensação de autonomia e de conquista do seu próprio espaço perante a sociedade e também como um mecanismo de escape emocional”, explicam.

Diferenças sutis, porém significativas, segundo os pesquisadores, são observadas em relação às características da dependência nicotínica entre homens e mulheres. Eles explicam que, embora ainda seja motivo de controvérsia, diversos estudos sugerem que as mulheres têm maior dificuldade em parar de fumar do que os homens.

“O comportamento da mulher fumante é mais influenciado por condicionamentos relacionados ao humor e ao afeto negativo, enquanto os homens são mais condicionados pela resposta farmacológica, regulada pelo consumo de nicotina. As mulheres também têm uma metabolização mais rápida da nicotina e apresentam uma maior prevalência de depressão do que os homens, fatores esses que podem explicar a possível maior dificuldade de parar de fumar com relação aos homens”, dizem.

Para ver o artigo na íntegra, acesse: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132011000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Amigo da Vez: estudo mostra que campanhas de educação devem atentar para jovens, álcool e trânsito


Vídeos, estatísticas e debate são formas de expor os riscos de misturar álcool e direção aos estudantes
.

Agência Notisa
(science journalism jornalismo científic)

Mais da metade dos acidentes de trânsito acontece devido à embriaguez do(s) motorista(s). Uma estratégia para diminuir o número de ocorrências é conversar diretamente com jovens, futuros motoristas e consumidores de álcool, para alertá-los sobre os riscos desta perigosa combinação. No artigo "Educação em saúde no trânsito para adolescentes estudantes do ensino médio", publicado na edição janeiro/março da Revista Escola Anna Nery, é descrita uma atividade para orientação de alunos de uma escola pública do Rio de Janeiro quanto aos perigos desta prática. O trabalho é assinado pela doutora em enfermagem Ângela Maria Mendes Abreu e equipe.

A atividade descrita no artigo foi organizada pelos alunos do curso de graduação de enfermagem e obstetrícia da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O evento intitulado "Lei Seca: radicalismo ou necessidade"
aconteceu em setembro de 2008 e 150 jovens, de 14 a 19 anos, de uma escola pública do Rio de Janeiro participaram da atividade. Durante 40 minutos, foram exibidos vídeos com imagens de acidentes de trânsito e houve apresentação de estatísticas quanto à morbimortalidade no trânsito associada à bebida em nível regional e nacional. Ao final, os jovens puderam expor suas dúvidas.
Além disso, os autores destacaram a importância de fornecer alternativas ao jovem para que este não se sinta "punido" pela vigência da Lei Seca, que desde 2008 proíbe ao motorista o consumo de álcool mesmo em pequenos volumes. Uma delas seria o que o artigo chama de "Amigo da Vez",que consiste em eleger um integrante do grupo para guiar o carro em segurança na volta para casa, não podendo, portanto, beber, explica o texto. Tal estratégia, qualificam os pesquisadores no trabalho, faz com que o consumo de álcool assuma uma característica responsável, no sentido coletivo, pois, entregando as chaves de seu veículo a um amigo sóbrio, o indivíduo contribui para a redução do número de acidentes de trânsito envolvendo álcool, um grave problema de Saúde Pública.

Segundo dados do artigo, a importância de abrir os olhos da população mais jovem para o perigo de dirigir embriagado é urgente não só pelo fato do número de mortes no trânsito de maneira geral estar aumentando, mas também porque no Brasil, entre crianças e adolescentes de 5 a 14 anos e jovens de 15 a 29 anos, os acidentes de trânsito constituem a segunda causa de mortalidade.

Através da descrição da atividade proposta pelos alunos de enfermagem, os pesquisadores relembram que há estratégias disponíveis para apresentar ao jovem a consequência mais danosa do binômio Álcool-Direção: a morte, ao mesmo tempo em que lhe são dadas alternativas para minimização de possíveis danos. Neste cenário, o profissional enfermeiro tem a possibilidade de atuar como importante peça para a prevenção de acidentes, ao atuar na promoção da informação e educação, sobretudo para a população jovem, futuros motoristas e cidadãos do trânsito.

Para ver o artigo na íntegra, acesse: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141481452011000100026&lang=pt

terça-feira, 31 de maio de 2011

Comunicação e Cidania, livro será lançado no próximo dia 02 de junho

Um coletivo de autores da Faculdade de Comunicação da UnB, em parceria com professores e colaboradores externos, reuniu-se e elaborou uma obra totalmente dedicada para a interface Comunicação e Cidadania.

Tive a oportunidade e a honra de coordenar a organização da obra, ao lado de outros organizadores e autores.

Convidamos todos interessados no campo da comunicação e na questão da cidadania, a conhecerem esse produto coletivo.

LANÇAMENTO
02/06/2011, 19h30,no Carpe Diem, 104 Sul, Brasília.





quarta-feira, 18 de maio de 2011

Novas inscrições Bolsa Permanência até 20 de maio

A Diretoria de Desenvolvimento Social/Decanato de Assuntos Comunitários (DDS/DAC) comunica que abriu novas inscrições para participação no Programa Bolsa Permanência.

Periodo de inscrições: 16 a 20 de maio de 2011

Edital: http://www.unb.br/administracao/diretorias/dds/estudante.php

AVISO para estudantes que foram classificados, mas não selecionados na primeira etapa

Os estudantes que foram classificados, mas não selecionados para inserção em projetos na primeira etapa do processo seletivo (de 01 a 19/04/2011), deverão comparecer ao SPS/DDS dos Campi onde estão matriculados, no período de 23 a 27 de maio, para assinatura do termo de compromisso. Os estudantes que não assinarem o termo neste prazo perderão o direito a vaga no programa.

DEX E MOVIMENTO EXTENSIONISTA DA UnB PROMOVEM: ENCONTRO DE EXTENSÃO 2011: "RUMOS DA UnB"

INFORME

O Decanato de Extensão, por intermédio da Câmara de Extensão (CEX), organiza o Encontro de Extensão 2011 – rumos da UnB”, nos dias 19 e 20 de maio (quinta e sexta-feira), no auditório central do Centro de Excelência em Turismo (CET), no Campus Universitário Darcy Ribeiro.

O evento, que reúne mesas-redondas com especialistas e grupos de trabalho, pretende promover a reflexão sobre a trajetória histórica, o atual momento e perspectivas futuras para a Extensão na Universidade de Brasília.

Além disso, o Encontro vai colaborar para a disseminação de informações e práticas que contribuam com o planejamento estratégico do DEX, debatendo propostas de atualização de fluxos e normas, além de possibilitar a sistematização de temas para uma agenda futura com parceiros da UnB (ministérios, GDF, organismos internacionais e demais organizações governamentais e não-governamentais).

Dirigido principalmente a docentes, discentes e técnicos-administrativos já envolvidos com atividades extensionistas, a atividade é aberta a participação de interessados(as) nas discussões e conta com a participação especial dos membros da CEX, coordenadores de extensão, coordenadores de Projetos e Programas de Extensão, estudantes bolsistas e não-bolsistas vinculados aos projetos/programas e integrantes do Decanato de Extensão.

Todos os participantes inscritos recebem certificado de extensão da UnB. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 18/5/2011, no Interfoco (Campus Darcy Ribeiro, Prédio Multiuso I, sala AT57, Campus Darcy Ribeiro/UnB, Asa Norte - telefones 3107-5917/ 3107-5918/ 3107-5919 ou pelo e-mail: interfoco@unb.br). Podem ocorrer inscrições também no dia/local do evento, conforme disponibilidade de vaga.

Programa

19/5/2011 - quinta-feira

Manhã
8h15 às 9h - Abertura
Prof. José Geraldo de Sousa Junior (Reitor da UnB)
Prof. Oviromar Flores (Decano de Extensão)
Priscilla de Sousa Brito (DCE e Movex/UnB)

9h às 12h - Mesa Redonda: Histórias da extensão na UnB: construções e contradições.
Profª Geralda Dias Aparecida (IH)
Profª Maria Luiza Pereira Angelim (FE)
Carolina Tokarski (Extramuros)
Magnólia Maria José Gomes (Ceilândia)

Tarde
14h às 17h - Mesa Redonda - Limites e possibilidades da política nacional de extensão.
Prof. Luiz Cláudio Costa, Secretario de Educação Superior (SESu/ MEC), Lucas Ramalho Maciel, Coordenador Geral de Relações Estudantis (SESu/ MEC), e Representante do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX).

(Ementa: a intersetorialidade e os esforços que estão sendo empenhados para a equiparação entre a Extensão e os demais componentes acadêmicos; A atuação das fundações. As normas relacionadas à Extensão a exemplo do Decreto 7.423/2010).

20/5/2011 - sexta-feira

Manhã
9h às 12h - Mesa Redonda - Estratégias da extensão na UnB - Eixos temáticos: os desafios da comunicação e da normatização e a problemática da normatização e da política extensionista.

Profª Cláudia Nalon (CEX), Prof. Luiz Martins da Silva (FAC), Sônia Ramos Cruz (DEX), Leyberson Pedrosa (Discente/UnB) e Coracy Coelho Chavante (Cidade Estrutural).

Tarde
14h às 16h - Grupos de Trabalho

16h às 16h15 – Intervalo

16h15 às 17h45 – Plenária

17h45 – Encerramento

Inscrições: Interfoco/DEX telefones 3107-5917/ 3107-5918/ 3107-5919 ou pelo e-mail: interfoco@unb.br
Informações: Decanato de Extensão – 3107-0315/0316/0317 redex@unb.br e dtedex@unb.br - www.unb.br/dex

quarta-feira, 11 de maio de 2011

INT conversará com estudantes e professores sobre Intercâmbio internacional

Encontro "Intercâmbio Acadêmico: uma porta para o mundo", 13 de maio

A Assessoria de Assuntos Internacionais- INT/UnB convida Estudantes da UnB e Coordenadores de Graduação para o Encontro "Intercâmbio Acadêmico: uma porta para o mundo",no próximo dia 13 de maio de 2011, às 14h30, no Anfiteatro 9, ICC Sul.

Na ocasião a equipe da INT apresentará os procedimentos, editais e oportunidades para a mobilidade acadêmica nas instituições de ensino superior internacionais conveniadas, além de abrir um espaço para os esudantes tirarem suas dúvidas e apresentarem sugestões de aprimoramento do intercâmbio.

Serviço
Encontro "Intercâmbio Acadêmico: uma porta para o mundo"
13 de maio de 2011, às 14h30, no Anfiteatro 9, ICC Sul, Campus Darcy Ribeiro
Promoção: Assessoria Internacional UnB

terça-feira, 10 de maio de 2011

Estudante interessado em Iniciação Científica - Perfil JOÃO PAULO MARIANO

João Paulo tem interesse em projeto de pesquisa em telejornalismo:

- João Paulo Mariano Cardoso de Souza
- cursa Comunicação Social-Jornalismo
- semestre - 5º semestre
- habilidades (informática, redação, experiência em pibic, etc) - PIBIC na área de "mudanças estruturais no jornalismo"; conhecimentos em informática e redes sociais; conhecimentos em redação
- mail p contato - joaopm.comsoc@gmail.com
- horários disponíveis - Quinta a tarde e alguns outros horarios quebrados ao longo da semana.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Inscrições Iniciação Científica prorrogadas até 12 de maio

Inscrições Iniciação Científica prorrogadas até 12 de maio, 17h


Prazo

O prazo para inscrição de projetos foi prorrogado até a próxima quinta-feira, dia 12 de maio, instruções na página do DPP, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB http://www.unb.br/administracao/decanatos/dpp/dific/croedires.html

Os projetos aprovados terão vigência no período de agosto de 2011 a julho de 2012.

O primeiro passo?
fazer um currículo lattes na página do CNPq www.cnpq.br, no link 'plataforma lattes'.

O IRA do estudante tem que ser acima de 3,0 (três).

O estudante que conseguir bolsa, recebe o valor de 360,00 (trezentos e sessenta reais) mensais pelo período de 12 meses. O estudante não pode acumular a bolsa de iniciação científica com outra bolsa na UnB (exemplo Bolsa Permanência, REUNI, etc).

Estudante que formou e mudará de país vende seus livros de Comunicação, ótimos preços

Livros de Comunicação à venda, super promoção:

1. O corpo e seus símbolos - Jean-Yves Leloup R$ 10,00
2. As Teorias da Comunicação - Roberto Elísio dos Santos R$ 15,00
3. Cultura de Massa no século XX Vol. 1: Neurose - Edgar Morin R$ 25,00
4. Pesquisa em Comunicação - Maria Immacolata R$ 18,00
5. Raciocínio Criativo na publicidade: uma proposta - Stalimir Vieira R$ 10,00
6. A arte de comunicar - Celso Antunes R$ 10,00
7. Arte e ciência da criatividade - George. F. Kneller R$ 10,00
8. Gestão estratégica de comunicação mercadológica - Marcélia Lupetti R$ 30,00
9. Signos da marca: expressividade e sensorialidade - Clotilde Perez R$ 30,00
10. Políticas Públicas Sociais e os desafios para o Jornalismo - vários autores R$ 25,00
11. Comunicação Estratégica - Maria Schuler R$ 25,00
12. Planejamento de Comunicação - Marcélia Lupetti R$ 25,00
13. Os 27 erros mais frequentes na publicidade - Alec Benn R$ 10,00
14. Indústria Cultural e Sociedade - Theodor Adorno R$ 20,00

* Todos os livros estão em bom estado. Venda por motivo de viagem.
Contato: Mônica (61) 9159-0649

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Estudante interessada em Iniciação Científica - Perfil RAFAELA LIMA

Apresentamos o terceiro perfil que recebemos, estudante interessada em Iniciação Científica:


Estudante Rafaela de Faria Marques Lima

Cursa Comunicação Social - 4 semestre

Habilidades Fotografia, Computação

Contato: rafa_lima3@hotmail.com

@rafa_lima3/ http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100000437469455

Horários disponíveis


terça 14:00 - 16:00/ 18:00 - ...
quarta 16:00 - ...
quinta 14:00 - 16:00/ 18:00 - ...
sexta 12:00 - 16:00
--

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Estudante interessado em Iniciação Científica - Perfil JOHNATAN REIS

Colega professor da FAC, os perfis estarão aqui no Lúmina para agilizar a identificação e contato com os talentos FAC interessados em Iniciação Científica.

A seguir, apresentamos o segundo perfil que recebemos, do candidato Johnatan Reis:

Estudante Johnatan Reis da Silva;

Cursa Comunicação Social- Jornalismo - 2° semestre;

Habilidades

* Fotografia ( Curso com regina Santos - Projeto Vamos Bater Foto, e André Carvalho - Professor da Universidade Católica de Brasília -
* Gravação e Edição de vídeos - Adobe Premiere. Editor oficial do Discursos da Mídia
* Word/Exel - básico
* Espanhol - Intermediário 1 pela UnB Idiomas

Participação em projetos:

* Projeto SOS Imprensa há 1 ano;
* Pólo de Educação Para a Saúde há 1 ano;
* Doce Desafio 1 semestre - Artigo sobre Legislação e Diabetes( Ainda não publicado) professora Sandra Soares;

e-mail: johnatanreis@gmail.com


Flickr: http://www.flickr.com/photos/62170349@N08/

SOS Interativo: http://sosinterativo.blogspot.com/


Tempo para dedicação ao projeto: cerca de 15h semanais

Estudantes interessados em Iniciação Científica - Perfil SAULO MENDES

Colega professor da FAC, os perfis estarão aqui no Lúmina para agilizar a identificação e contato com os talentos FAC interessados em Iniciação Científica.

Um dos candidatos, Saulo Mendes, já tem curriculo lattes CNPq:

1. estudante Saulo Mendes Batista

2. cursa Publicidade e Propaganda FAC UnB, quarto semestre.

3. Habilidades: Fotografia, Edição de fotos, Produção fotográfica, Experiente no pacote Office e nos softwares do Photoshop, Illustrator, InDesign e CorelDraw e facilidade em gerar novas ideias no processo criativo.

4. Experiência em pesquisa: Estava em processo para mandar pesquisa direcionada para o tema de editoriais de moda na revista Vogue ao IntercomRegional, porém não tive tempo suficiente para revisa-la e mandá-la.

5. E-mail: saulocas@gmail.com

6. Página Pessoal do Facebook: http://www.facebook.com/home.php?#!/profile.php?id=1369505351

7. Tempo livre todas as tardes da semana

---

Inscrições Iniciação Científica prorrogadas até 12 de maio

Inscrições Iniciação Científica prorrogadas até 12 de maio, 17h

-----------------------------------------------------------------------------------
Estudantes FAC interessados em candidatar a projetos de Iniciação Científica (como bolsistas ou voluntários) enviem o perfil para o Lúmina


Como uma forma de abrir espaço de contato entre estudantes interessados em projetos de Iniciação Científica, o Lúmina abrirá um espaço para publicação de perfis, de modo que os docentes que procuram candidatos possam consultar nossos 'classificados'.

Prazo

O prazo para inscrição de projetos foi prorrogado até a próxima quinta-feira, dia 12 de maio, instruções na página do DPP, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB http://www.unb.br/administracao/decanatos/dpp/dific/croedires.html

Os projetos aprovados terão vigência no período de agosto de 2011 a julho de 2012.

O primeiro passo?
fazer um currículo lattes na página do CNPq www.cnpq.br, no link 'plataforma lattes'.

O IRA do estudante tem que ser acima de 3,0 (três).

O estudante que conseguir bolsa, recebe o valor de 360,00 (trezentos e sessenta reais) mensais pelo período de 12 meses. O estudante não pode acumular a bolsa de iniciação científica com outra bolsa na UnB (exemplo Bolsa Permanência, REUNI, etc).

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Projeto Politeia abre vagas para estudantes e graduados

POLITEIA, simulação da Câmara dos Deputados,
abre vagas para universitários ou recém-formados

Inscrições até 20 de maio

Da equipe de Comunicação da Politeia

Durante o evento, você poderá criar, discutir e votar projetos de lei em seis comissões e no Plenário, assumindo o papel de parlamentar de um dos sete maiores partidos da Câmara. Estudantes de Comunicação podem ainda simular o cotidiano de jornalistas políticos e produzir um jornal diário e um site de notícias.
Podem participar estudantes de graduação, pós-graduação e recém-formados em qualquer curso superior reconhecido pelo MEC.


Inscreva-se de 10 a 20 de Maio na FA/UnB
ou pelo site www.politeiaunb.com
Valor da inscrição: R$ 90

Partidos
PT, PMDB, PSDB, PP, DEM, PR, PSB

Comissões

- Constituição, Justiça e Cidadania
- Defesa do Consumidor
- Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado
- Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
- Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural
- Administração, Trabalho e Serviço Público

AGENDA
Treinamento e Convenções Partidárias
21 e 22 de maio, na FA/UnB
Cerimônia de Abertura e Posse
22 de junho, no Campus Darcy Ribeiro/UnB
Simulação
de 23 a 26 de junho, na Câmara dos Deputados


Vagas limitadas em 120 para deputados e 10 para repórteres
Os organizadores convidadam a todos para participarem.

Realização
Projeto POLITEIA
Instituto de Ciência Política (IPol/UnB)
Câmara dos Deputados

Informações: contato@politeiaunb.com
http://twitter.com/politeia_unb

terça-feira, 3 de maio de 2011

Depoimento: minha participação no MEJOR2011

Estudante reflete sobre participação no MEJOR2011
Iasminny Thábata, estudante do quarto semestre de Jornalismo da UnB



















Participar do primeiro Colóquio Internacional de Mudanças Estruturais no Jornalismo trouxe experiências inovadoras que não achei que fosse passar tão cedo. Isto não significa claro, que não as quisesse.

Encarar idiomas estrangeiros de forma tão escancarada deixou latente na minha cabeça a ideia “tenho que aprender francês, tenho que fazer um intercâmbio, tenho que fazer novos planos”, preciso me qualificar. Talvez não fosse esse o objetivo do colóquio, mas discutir as mudanças no jornalismo durante os quatro dias de evento trouxe também a perspectiva da mudança pessoal. Mudar, melhorar, crescer.

Orgulho-me, em especial, por estudar na Universidade de Brasília e por ter professores tão especiais e qualificados, que entendem a necessidade de se abrir para o mundo e lançar novas ideias, discutir os problemas em vez de escondê-los. Passadas as recentes reformas curricular e física da FAC e os 35 anos do programa de pós-graduação da Faculdade de Comunicação, foi um momento muito propício para sermos anfitriões de um evento internacional.

Estudiosos da Bélgica, do Canadá, do México, da França tanto quanto nossos pesquisadores de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul, de Tocantins, do Rio Grande do Norte encheram minha semana de perspectivas de futuro, ideias na cabeça e questionamentos sobre a profissão. Ficou de melhor a possibilidade de unir-me ao mundo (por que não?) para fazermos um jornalismo mais ético, responsável e inovador, que se preocupa tanto com o ciberespaço quanto com a inclusão de ex-detentos na sociedade.

--
Página do Mejor2011:
www.mejor.com.br
Perfil no FB: Colóquio Mejor

sábado, 30 de abril de 2011

Cinema e poesia na Casa da América Latina, 4 e 5 de maio

Do Núcleo de Comunicação da CAL

Para estrear o mês de maio, o Cinema da Casa da Cultura da América Latina da UnB (CineCAL) exibe duas produções baseadas nas obras dos escritores Antonio Skármeta e Carlos Drummond de Andrade. Vale conferir.

Dia 04 maio (quarta-feira)


O carteiro e o poeta
(Itália/França). Direção de Michael Radford, 1995, 109 minutos. O longa é baseado no romance do chileno Antonio Skármeta. Por razões políticas, o poeta Pablo Neruda (Philippe Noiret) se exila em uma ilha na Itália. Lá, um desempregado (Massimo Troisi), quase analfabeto é contratado como carteiro extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta, e gradativamente entre os dois se forma uma sólida amizade. O filme recebeu cinco indicações para o Oscar, incluindo Melhor Filme, Diretor e Ator, em 1995.
Censura 12 anos.

Dia 05 de maio (quinta-feira)

O padre e a moça (Brasil). Direção de Joaquim Pedro de Andrade, 1965, 90 minutos. O roteiro do filme é baseado no poema homônimo de Carlos Drummond de Andrade. A chegada de um jovem padre sacode o imobilismo de uma pacata cidadezinha de Minas Gerais. Entre o padre e uma bela jovem da cidade surge uma atração, de início casta, e que se transforma em paixão ardente. O filme foi indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim e recebeu o Troféu Candango de Ouro nas categorias de Melhor Atriz (Helena Ignez) e de Melhor Fotografia, em 1966. Censura 14 anos.

Entrada franca

Hora 12h30
Local Auditório da CAL (térreo)
SCS Quadra 4, Edifício Anápolis, Brasília, DF
Realização CAL/DEX/UnB

Brasília, 28 de abril de 2011
Núcleo de Comunicação Social da CAL

sexta-feira, 29 de abril de 2011

LÚMINA: Sociólogo Diretor do CNRS, França, fará palestra n...

Concluído,com sucesso, o MEJOR2011.

Realizado entre 25 a 28 de abril, o I Colóquio Internacional de Pesquisadores em Jornalismo (MEJOR2011), reuniu pesquisadores em jornalismo (Brasil, França, Canadá,México)que estudaram temas em torno das mudanças estruturais no Jornalismo.

O evento foi organizado pela Linha Jornalismo e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB. Os grupos de trabalho selecionaram 36 relatos de pesquisa,distribuído em temas que incluiam desde as transformações no telejornalismo (TV Digital, interatividade, convergência) até mudanças e permanências nas rotinas produtivas dos jornalistas, em função do emprego de tecnologias.

No GT "Transformações no Telejornalismo", que tive a honra de coordenar, também foi apresentada a edição piloto da UnBClic,proposta de web TV para a FAC UnB.

Apresentamos um programa piloto (Telejornal e outros programas), os quais estão disponíveis no http://www.youtube.com, canal UnBClick Web TV FAC.

Falaremos mais adiante, em outros posts, sobre a pesquisa Web TV.

Voltando ao MEJOR2011: tivemos um forte apoio dos estudantes da FAC, graduação e pós-graduação. Os debates também foram bastante densos e frutíferos.

No mês de maio, os arquivos dos trabalhos apresentados serão publicados na página do evento www.mejor.com.br

No link abaixo, um pouco mais sobre o Mejor2011.

LÚMINA: Sociólogo Diretor do CNRS, França, fará palestra n...: "Sociólogo francês Didier Demazière,diretor de pesquisa do CNRS, estará na Jornada de Estudos realizada em conexão com o Colóquio Mejor2011 ..."

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sociólogo Diretor do CNRS, França, fará palestra na FAC UnB

Sociólogo francês Didier Demazière,diretor de pesquisa do CNRS, estará na Jornada de Estudos realizada em conexão com o Colóquio Mejor2011


A Jornada de Estudos que acontecerá no dia 28 de abril, no auditório da FAC UnB, promete um dia de debates intensos sobre as práticas e o futuro do jornalismo.

Uma das palestras aguardada com muita expectativa é a do professor Didier Demaziére, diretor de pesquisa do CNRS, França. Demazière fará uma palestra com o tema "A entrevista de pesquisa e suas condições de realização. Variedades de sujeitos pesquisados e de objetos de pesquisa".

Clique abaixo para ver o CV do professor Demazière.
http://www.cso.edu/cv_equipe.asp?per_id=156

E aqui para ver a rica programação do I Colóquio Internacional Mudanças Estruturais no Jornalismo, organizada por nós pesquisadores da Linha Jornalismo e Sociedade da Pós-Graduação em Comunicação FAC UnB, em parceria com o REJ, grupo internacional de pesquisa em jornalismo e com o apoio de uma equipe valorosa de monitores da FAC UnB.

Twitter do Colóquio @mejor2011
Facebook perfil Colóquio Mejor

terça-feira, 19 de abril de 2011

Inscreva sua pesquisa ou projeto final de curso no EXPOCOM

Destacamos a Expocom Centro-Oeste,prazo de inscrição até 25/04/2011

Estão abertas as inscrições para as edições Norte, Centro-Oeste e Nordeste do Expocom - prêmio para os melhores produtos laboratoriais desenvolvidos por alunos de graduação em Comunicação. Saiba como funciona o processo de indicação e inscrição de trabalhos:

1) As faculdades e universidades de cada região podem indicar um trabalho em cada uma das 71 modalidades existentes. Elas integram as categorias "Jornalismo"; "Publicidade e Propaganda"; "Cinema e Audiovisual"; "Relações Públicas" e "Produção Transdisciplinar em Comunicação", que correspondem aos cursos e habilitações da área de Comunicação, com exceção da última categoria, que aceita inscrições de alunos de qualquer curso de Comunicação Social. Link para indicação: http://www.portalintercom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1304%3Aindicacao-ies&catid=39&Itemid=79

2) Para cada trabalho selecionado, deve haver um aluno líder. Todos os trabalhos selecionados para representar a IES devem ser previamente cadastrados junto ao sistema informático da Intercom, por meio do representante da instituição (coordenador de curso ou alguém por ele indicado). Em cada modalidade, a instituição deve informar os dados do aluno líder do trabalho selecionado (nome completo, CPF, e-mail, orientador).

3) ATENÇÃO: Somente depois da indicação da IES, o aluno líder poderá se inscrever no Congresso e fazer a postagem do seu trabalho no Prêmio Expocom. É possível que os trabalhos tenham um ou mais autores, com a ressalva de que todos devem ser estudantes de graduação em Comunicação Social.

4) O formato de apresentação dos trabalhos varia. Podem ser peças únicas ou séries de programas, por exemplo. Esse quesito depende da modalidade escolhida pelo candidato.



Fique atento: o trabalho precisa ser indicado pelo coordenador do curso e depois inscrito pelo aluno líder, que também deve fazer sua inscrição no Congresso. Ou seja, o processo não encerra quando o professor faz a indicação. Veja, abaixo, o cronograma para inscrição nas edições regionais do Expocom que ainda estão abertas:



Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte
01 a 03 de junho
Local: Faculdade Atual da Amazônia - Boa Vista (RR)
Inscrições: 01/03 a 18/05

Indicação de trabalho para EXPOCOM pela IES: 01/03 a 15/04

Submissão de trabalhos (Expocom, DT e IJ): 03/03 a 29/04



Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
08 a 10 de junho
Local: Universidade Federal do Mato Grosso - Cuiabá (MT)
Inscrições: 01/03 a 29/05

Indicação de trabalho para EXPOCOM pela IES: 01/03 a 25/04

Submissão de trabalhos (Expocom, DT e IJ): 03/03 a 06/05



Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
15 a 17 de junho
Local: Centro Universitário Cesmac - Maceió (Alagoas)
Inscrições: 01/03 a 31/05

Indicação de trabalho para EXPOCOM pela IES: 01/03 a 29/04

Submissão de trabalhos (Expocom, DT e IJ): 03/03 a 13/05

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Inquietação,poesia e coleta seletiva. Agora,no Teatro de Arena UnB

Está acontecendo,agora, o Dia da Inquietação,no Campus Darcy Ribeiro,UnB.

Inquietar é um pensar instigado por uma perspectiva filosófica. Pensar de forma não usual. Pensar com novas abordagens. Provocar perguntas. Muitas vezes dirigimos perguntas ao outro; mais fácil; mais cômodo.

Mas,no momento em que estamos na comunidade universitária, é bom cultivarmos uma inquietação para todas nossas práticas.


Em plena semana pós-alagamento dos edifícios UnB -de alguns edifícios -temos que ficar inquietos com as possíveis causas socioambientais de tal acontecimento.

Além da programação do Dia da Inquietação, que você pode acompanhar pelo portal da SECOM/UnB, terão promotores presentes no evento mobilizando para um tema de suma importância (Coleta Seletiva na UnB).

Participe! Inquiete-se e busque novas soluções.

sábado, 9 de abril de 2011

manifesto ao Conanda - cobertura da mídia sobre a tragédia em Realengo, RJ

AO CONANDA

Prezada conselheira Malu Moura,

dirijo a presente mensagem ao Conanda,pois assisto assoberbada os excessos que a mídia tem cometido na exposição das crianças e adolescentes vítimas da tragédia em Realengo, RJ.

Vítimas, digo, não são somente as que foram vítimas fatais (perda de vida), mas todas as crianças que passaram pelo extremo stress emocional naquele dia.

A cobertura da imprensa nos primeiros dias seguiu o padrão e até mesmo o dever da cobertura - um fato de grande impacto demanda cobertura, demanda mobilizar todos os meios e recursos, cobertura ao vivo e demais práticas.

No que pese alguns exageros, de modo geral era cobertura do fato.

Contudo, agora, a imprensa, especialmente os telejornais, passam a ir à casa dos estudantes que estavam no local e solicitam longas e detalhadas narrativas:

- como você fez para fugir?
- o que você sentiu quando seu colega foi baleado?
- você ficou com medo de morrer?

A criança, postada em frente a uma casa simples, uma rua qualquer da região, ao lado de outro colega também vitimizado.

Temos uma sólida legislação protetora dos direitos da criança e do adolescente no que diz respeito à exposição de suas imagens.

O que dizer da exposição da imagem destas crianças que há dois dias corriam para salvar suas vidas? Enfrentar as câmeras de tv?

Envio este manifesto com expectativa de que o Conanda tome a frente na defesa dessas crianças e adolescentes. O mesmo segue com cópia para pessoas (jornalistas, pesquisadores, alguns participantes Com.Comunitária e SOS Imprensa), as quais sei, assim como outras pessoas que conheço e trabalho, são sensíveis e solidárias na proteção desses direitos.

--

dione oliveira moura
Faculdade de Comunicação - UnB
www.mejor.com.br @mejor2011
www.luminaunb.blogspot.com @luminaunb
www.projeteunb.blogspot.com @projetetuitando
seja a paz da sua mente

terça-feira, 5 de abril de 2011

Que cowboy é esse? Diretor de Faroeste Caboclo na FAC UnB

Com alegria, receberemos René Sampaio, diretor de Faroeste Caboclo, na nossa Faculdade.

Já falei? imperdível

René Sampaio volta à Brasília em conversa sobre
sua trajetória e o filme Faroeste Caboclo


No dia 07 de abril, às 9h, acontecerá no Auditório da Faculdade de Comunicação mais uma edição do Café FAC. Os convidados da vez são os renomados René Sampaio e Marcello Maia, respectivamente diretor e produtor executivo do filme Faroeste Caboclo, inspirado na música da banda Legião Urbana. O encontro acontece como as outras edições do Café FAC: uma conversa descontraída, com espaço para perguntas e interação com os alunos.
René Sampaio começou sua carreira como cineasta nos anos 90, enquanto ainda estudava para se formar em Audiovisual e Publicidade e Propaganda pela UnB. De formação híbrida, René já trabalhou como redator publicitário e ganhou fama produzindo filmes para a área. Entre mais de 100 comerciais que dirigiu, René ganhou prêmios como Profissionais do Ano, Colunistas, e teve peças finalistas no New York festival. Em 2005, ganhou Leão de Prata em Cannes com o filme “Copo”, criado pela DM9DDB. Atualmente, René Sampaio trabalha no seu primeiro longa metragem, a adaptação cinematográfica do clássico Faroeste Caboclo, da banda Legião Urbana.
O Café FAC se encontra na sua terceira edição. O evento é promovido pelos estudantes do Laboratório de Publicidade e Propaganda e os professores responsáveis, e traz nomes importantes do cenário nacional para conversas descontraídas que colocam os alunos em contato com a realidade do mercado. O encontro com René Sampaio e Marcello Maia acontecerá nesta quinta-feira, às 9h, no auditório da FAC.

Informação

Mauro Giuntini – Professor da Faculdade de Comunicação
e-mail: prof.giuntini@gmail.com


Realização:
Laboratório de Publicidade e Propaganda - FAC/UnB

FAC e CACOM irão participar do evento Todo

Faculdade de Comunicação, FAC UnB,irá fazer uma programação para os ingressantes do 1/2011, no dia 11 de abril, manhã e noite.

As atividades da FAC serão incluídas em breve. Por enquanto, já é possível inscrever na programação, que está bem interessante. O CACOM já está participando e é um dos Centros Acadêmicos promotores do evento.

Confira

http://otodoemaisqueeu.com.br/programacao.html

Informe dos promotores

O todo é uma semana acadêmica para estudantes, profissionais da cultura e comunidade do Distrito Federal, cuja terceira edição está sendo realizada pelos Centros Acadêmicos de Artes Cênicas, Comunicação Social, Desenho Industrial, Arquitetura e Urbanismo, Musica e Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB) e acontecerá entre os dias 11 e 16 de abril.

O todo é um projeto que contempla as diferentes formas de Produção Cultural, abrangendo os aspectos artísticos, científicos e tecnológicos ligados a esta e promovendo a integração e diluição de fronteiras entre diferentes campos do conhecimento. O projeto não só propõe o diálogo entre saberes gerados dentro das Instituições Acadêmicas, mas também entre estes e aqueles nascidos da formação cultural de comunidades desvinculadas à Universidade ou à pesquisa científica – categorizados como Cultura Popular ou Saberes Populares.

O evento ainda proporciona ao público geral a oportunidade de transpassar por diferentes formas de criação e produção cultural, ampliando e difundindo o conceito de arte e cultura. A difusão e ampliação destes conceitos se mostra especialmente importante no que diz respeito à não hierarquização da cultura e do conhecimento. É essencial a percepção da diversidade e integralidade da formação cultural brasileira, assim como a compreensão acerca da importância da existência e valorização de todas as formas de expressão e produção da cultura. Está é a principal razão de contemplarmos no projeto também os saberes populares, e não apenas o conhecimento científico produzido dentro das academias.

Inscrições

As inscrições começam na terça feira, dia 5 de abril. O balcão de inscrições ficará no Ceubinho (campus Darcy Ribeiro, ICC Norte) durante todo o horário de aula (das 8 às 22:30) do dia 5 ao dia 8.

Os valores para inscrição são os seguintes:

R$ 20,00 - Para alunos da UnB inscritos nos grupos 1 ou 2;
R$ 30,00 - Para alunos da UnB em geral;
R$ 40,00 - Para alunos de outras faculdades ou profissionais.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Mazzaropi na Casa da Cultura da América Latina

Do Núcleo de Comunicação CAL/UnB

O Cinema da Casa da Cultura da América Latina da UnB (CineCAL) inicia a temporada do mês de abril homenajeando um dos artistas mais importantes do cinema brasileiro: Amácio Mazzaropi. Paulista de Barra Funda (SP), descendente de italianos, ator, diretor e produtor, acreditava na simplicidade do público que, para ele, ia ao cinema apenas para se divertir, pois preferia a anedota à reflexão. Nunca deixou de ser celebrado por seu carisma e talento, embora fosse criticado pela imprensa, que considerava seus filmes superficiais.

Conquistou a maior bilheteria do cinema nacional nos anos de 1960 e 1970. Rico e famoso soube fazer do cinema uma indústria: comprou uma fazenda em Taubaté, montou o próprio estúdio e escreveu os argumentos, produziu, co-dirigiu e atuou em seus filmes, feitos à média de um por ano. Ao todo, fez trinta e dois longas-metragens. Jeca Tatu (1959), que fez coincidir o caipirismo essencial a seu tipo cômico com o personagem estereótipo imaginado por Monteiro Lobato, foi seu maior sucesso.

Dia 5 de abril de 2011 (terça-feira)

Meu Japão brasileiro (Brasil). Direção de Glauco Mirko Laurelli, 1965, 102 minutos. Em uma comunidade rural nipo-brasileira, Mazzaropi é um agricultor chamado Fofuca que enfrenta a exploração descarada do “seu” Leão, responsável por intermediar os negócios entre os produtores e o comércio na cidade. Após muito penar em suas mãos, ele articula com os camponeses a formação de uma cooperativa agrícola. Censura livre.

Dia 6 de abril de 2011 (quarta-feira)

As aventuras de Pedro Malasartes ( Brasil). Direção de Mazzaropi, 1960, 95 minutos. O humilde Zacarias vai para a cidade grande com sua mulher para arrumar emprego e ajudar seu filho a pagar os estudos. Seu maior sonho é ver o filho se formando e, para isto, está disposto a fazer o possível e o impossível. Eis que surge um trabalho como chofer de praça. Censura 12 anos.

Dia 7 de abril de 2011 (quinta-feira)


O lamparina (Brasil). Direção de Milton Amaral e Mazzaropi, 1964, 104 minutos. Mazzaropi é um pacato homem do campo que, para não se defrontar com um bando de cangaceiros, acaba se disfarçando e é confundido com um deles. Incrementando a farsa, ele faz com que sua família inteira se passe por seu bando e todos acabam indo parar no acampamento dos verdadeiros cangaceiros, onde o "destemido" Lamparina vai ter de mostrar que é um cabra valente de verdade. Censura 12 anos.

Dia 8 de abril de 2011 (sexta-feira)

Tapete vermelho (Brasil). Direção de Luiz Alberto Pereira, 2006, 102 minutos. Sensível, engraçado e comovente, nesse filme o cineasta presta uma grande homenagem a Mazzaropi. Matheus Nachtergaele e Gorete Milagres formam um casal de caipiras que levam o filho Neco, de nove anos, para uma cidade a fim mostrar a ele quem era Mazzaropi. No caminho, o trio cruza com tipos curiosos provando que as lendas da roça ainda estão bem vivas. Na fita, Nachtergaele compõe um tipo com o mesmo andar e a mesma voz do ídolo. Censura 10 anos.

Entrada franca

Local: Auditório da CAL (térreo)
SCS Quadra 4, Edifício Anápolis
Telefone: (61) 3321.5811
Hora: 12h30
Realização: CAL/DEX/UnB

Brasília, 04 de abril de 2011

Núcleo de Comunicação Social da CAL

quarta-feira, 23 de março de 2011

I Concurso Luso-Brasileiro de Cartum Universitário até 15 de maio

Divulgação da Intercom

Intercom e Museu Nacional da Imprensa de Portugal lançam I Concurso Luso-Brasileiro de Cartum Universitário

'Através de uma parceria inédita a Intercom e o Museu Nacional da Imprensa, de Portugal, lançam o I Concurso Luso-Brasileiro de Cartum Universitário, que visa fortalecer as relações universitárias entre Brasil, Portugal e demais países de língua portuguesa, através da linguagem universal do humor.

O Concurso não terá tema definido e é dirigido a alunos de graduação e pós graduação que poderão apresentar trabalhos nas seguintes categorias: charge, caricatura, tiras em quadrinhos e cartum, propriamente dito. O júri, em número ímpar, será composto por representantes da duas entidades organizadoras.

Serão atribuídos prêmios e destaques aos três melhores trabalhos de cada uma das categorias mencionadas, separadamente aos alunos de Graduação e de Pós-Graduação. A entrega dos prêmios será feita em cerimônia pública durante o Congresso Nacional da Intercom, onde será também realizada uma exposição destes trabalhos.

Para se inscrever, os interessados devem identificar as obras e enviá-las juntamente com a ficha de inscrição do autor, fornecida pela organização do Salão, e de um pequeno currículo atualizado. Para fazer download da ficha de inscrição, acesse o endereço abaixo:

http://www.portalintercom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1421:inscricao&catid=189

As inscrições poderão ser feitas de 15 de março às 24 horas do dia 15 de maio de 2011'.

Informações no link citado ou pelo mail rmdcosta@uol.com.br

INT divulga edital intercâmbio. Inscrições entre 4 e 6 de abril

Alô candidatos e candidatas a Intercâmbio, a Assessoria de Assuntos Internacionais- INT (www.int.unb.br) publicou o Edital Único de Seleção Nº 73 para Intercâmbio Acadêmico.



As inscrições serão somente entre os dias 4 a 6 de abril na INT, Prédio da Reitoria, sala BSS42.


Informações Adicionais na INT, fones: 3107-0458,3107-0459 e 3107-0460.
http://www.int.unb.br Na página da INT há uma lista completa de todas as universidades que oferecerão vaga para intercâmbio. A lista de documentos para apresentação é extensa, se tem interesse comece logo a organizar os documentos.


Para outras oportunidades de intercâmbio,veja o post abaixo.


LÚMINA: Secom UnB divulga oportunidades intercâmbio estudantil para o exterior

terça-feira, 22 de março de 2011

Projete lança Blog e campanha de arrecadação de livros no Dia Mundial da Água

O projeto de extensão Projete Comunicação para Sustentabilidade, FAC, lança hoje, 23 de março, no Dia Mundial da Água o seu blog www.projeteunb.blogspot.com e a segunda etapa da campanha de arrecadação de livros.

Veja como participar campanha de livros e saiba mais sobre o Dia Mundial da Água visitando o blog do Projete. Twitter www.twitter.com/projetetuitando

segunda-feira, 21 de março de 2011

Uma semana para mergulhar na francofonia

Evento Diversidades Francófonas faz parte da Semana da Francofonia e acontecerá de hoje, 23 de março, até 5a feira.

Organizado pelo Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET), UnB,o Diversidades Francófonas abordará a cultura, arte, literatura e teatro; o ensino da língua francesa e temas afins. Representantes de embaixadas de países de língua francesa e de instituições francófonas estarão presentes.

Um prato cheio de cultura e francofonia.

Informações
www.let.unb.br

sexta-feira, 18 de março de 2011

21 DE MARÇO - Arte celebra Dia Internacional contra a Discriminação Racial

Em 21 de março - Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial- a Casa da América Latina e Palmares celebram com arte. Participe.

Quem NÃO discrimina NÃO se incrimina

Núcleo de Comunicação Social da CA - a Casa da Cultura da América Latina (CAL/DEX/UnB) e o Conselho de Negras e Negros do Brasil no DF e Entorno (CNNB-DF e Entorno), realizam na próxima segunda-feira, dia 21 de março, diversas atividades em prol da luta pela eliminação da discriminação racial.

Confira a programação

14h às 18h – Grafite ao vivo, na Galeria de Bolso da CAL (térreo)

16h às 18h – Apresentação do grupo Força Tarefa – Hip Hop (Break, DJ e MC).

18h às 19h – Mostra do filme Sob o signo da Justiça, no Auditório da CAL

19h às 20h – Palestra com a mediação do professor Nelson Inocêncio, do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB/UnB), no Auditório da CAL

Entrada franca

Local Casa da Cultura da América Latina
(SCS, Quadra 04, Edifício Anápolis.
Telefone (61) 3321 5811
Contato: CNNB-DF e Entorno: (61) 8241 8272 -
conselho.negrasenegrosdobrasil@gmail.com
Núcleo de Comunicação Social da CAL

O Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em memória das vítimas do massacre de Shapevile, África do Sul.

Para outras datas importantes na história da cultura negra, veja o calendário da Fundação Palmares.


LÚMINA: Palmares lança calendário internacional da cultura negra

quinta-feira, 17 de março de 2011

Revista Nil lança hoje primeira edição. Logo mais, 19h, Galeria Objeto Encontrado


Na próxima terça-feira, dia 22 de março, será lançado o número 1 da revista Nil, na Galeria Objeto Encontrado, a partir das 19 horas. O lançamento contará com coquetel e apresentações dos DJs Batma e Ogro e dos coletivos Batidão Sonoro e Confronto.
Nil é uma publicação bimestral, impressa e eletrônica nilrevista.com

A revista foi idealizada e inteiramente produzida por um grupo de jovens produtores culturais de Brasília e conta com participação de colaboradores. A revista nasce com o objetivo central de apresentar o universo artístico-cultural, com foco especial no Distrito Federal e Cidades do Entorno. O leque de temas abordados passeia por diversas áreas de arte e cultura - literatura, fotografia, artes plásticas, cinema, moda, teatro, gastronomia e música.

A revista traz informação de qualidade e de divulga nomes e tendências na cena artística e cultural – por meio de entrevistas, perfil, reportagens, crônicas, quadrinhos e dicas . Nil tem como objetivo valorizar os artistas já estabelecidos,apontar novos nomes, abrir espaço para a participação do leitor, e estimular a produção e conhecimento em arte e cultura.

A versão impressa será distribuída gratuitamente e o site da Revista apresenta a versão digital disponível para download, além de um blog atualizado diariamente com notícias locais, nacionais e internacionais em arte e cultura. No site, também será possível estabelecer uma relação interativa com o público que poderá se manifestar sobre os conteúdos e também sugerir novas pautas.

Com tiragem de três mil exemplares, Nil circulará pelas galerias, cafés culturais, livrarias, eventos culturais, universidades, bibliotecas do DF e entorno - e também contará com pontos de distribuição em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. O projeto da Revista Nil recebe apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Distrito Federal (FAC).

Serviço
Lançamento da Revista Nil
22/03/2011, 19h às 22h.
Local Objeto Encontrado
102 Norte Bloco B Loja 56 - Asa Norte , Brasília - DF

Contato
nilrevista.com
Clarissa Gianni

terça-feira, 15 de março de 2011

Caixa Cultural oferece curso gratuito de conservação e restauro

Inscrições até 12h de 19 de março




























Se você tem interesse na área de conservação e restauro, atente para esta oportunidade.

A Caixa Cultural,Brasília,irá oferecer um curso gratuito de conservação e restauro.

Inscrições
entre 16/03 até 12h do dia 19 de março

Ministrante da Oficina Alberto Mejia

Data e horário da Oficina de 22 a 25 de março de 2011, terça a sexta-feira, das 19h às 23h.

Link para inscrições
https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDEya1dvQnNaSXNNbkoySXFMY2dKUlE6MQ

obs.: se o link não funcionar,copie e vá pelo seu navegador.

A Caixa Cultural informa que será dada preferência aos que não tiverem feito oficinas anteriormente no Projeto Gente Arteira,ou tenha participado de somente duas oficinas.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Palmares lança calendário internacional da cultura negra





As efemérides,datas comemorativas, há um bom tempo, deixaram de ser apenas um evento no calendário. Cada vez mais, as efemérides são datas com boa carga simbólica, associam valores, cultura,sentimentos, memórias históricas revividas e reinterpretadas.

Nós,brasileiros, temos uma riquíssima memória histórica,nem toda ela devidamente celebrada. Há datas e datas. Algumas amplamente divulgadas e debatidas,outras,menos.

Dentro de um panorama em que o reconhecimento e respeito à diversidade cultural deve ser reconhecida como um direito e dever de todos, recebo com alegria a divulgação do calendário internacional da cultura negra, lançado pela Palmares.
Acesse
http://www.palmares.gov.br/?p=8766

sexta-feira, 4 de março de 2011

Entrudo, a origem dos grupos de afoxé, escolas de samba e grupos afro

A participação do negro brasileiro na origem de fenômenos musicais importantes


Interessante o artigo de Joceline Gomes - a cor da maior festa popular do Brasil- publicada no portal da Palmares. O artigo retoma a participação do povo negro na história do carnaval, recupera a tradição do entrudo - origem dos grupos de afoxé,escolas de samba e grupos afro.

Leia em
http://www.palmares.gov.br/?p=8796





foto divulgação

Carnaval em Brasília? Pacotão em fotografias históricas e depoimentos

Pacotão: há 33 anos botando o bloco na rua




http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=470
2

Carnaval: festa ut
ópica e pagã
http://www.unb.br/noticias/unbagencia/artigo.php?id
=374

Pacotão: quem estava lá qua
ndo tudo começou
http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?
id=4698


foto Elza Fiuza

quinta-feira, 3 de março de 2011

Um semestre sem matrícula ou com todas disciplinas SR levará a desligamento do estudante

Estudante da UnB que não efetuar matrícula durante o semestre ou ficar com menção SR em todas as disciplinas por um semestre será desligado por abandono de curso


O Manual do Calouro 1/2011 informa uma modificação importante no processo de desligamento dos estudantes da UnB:

"DESLIGAMENTO POR ABANDONO DE CURSO
O desligamento por abandono de curso é aplicado
ao aluno que, durante um semestre, não tenha efetivado
matrícula em nenhuma disciplina ou que, embora
matriculado, tenha sido reprovado com menção SR
(Sem Rendimento) em todas as disciplinas".

vide página 28 do manual do calouro 1/2001,link
http://www.unb.br/administracao/decanatos/deg/downloads/guia_calouro_1_2011.pdf

Unicef Brasil seleciona produções audiovisuais sobre prevenção HIV/AIDS

Serão selecionadas 50 produções em vídeo,cinema e TV


O Unicef Brasil está inventariando as produções brasileiras de TV,Cinema e Vídeo sobre prevenção de HIV/AIDS. Serão selecionadas 50 produções exemplares.

Data limite para envio das produções
15 de Março de 2011

Link para informações completas e inscrição
http://www.surveymonkey.com/s/audiovisual-hiv

As produções selecionadas ficarão hospedadas em um site temático especializado nos temas Criança, Juventude e prevenção HIV/AIDS, acessado em
http://www.comminit.com/es/mainpage/305

Participe e divulgue para produtores audiovisuais interessados. O prazo para inscrição curtíssimo (até 15 março), essa é a segunda chamada dos organizadores.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Nova Zelândia oferece bolsas de mestrado e doutorado para estudantes brasileiros

Interessados em bolsas de estudos (Mestrado e Doutorado) para a Nova Zelândia devem acessar o link
ftp://ftp.unb.br/pub/download/int/2525897-v1-APPLICATION_FORM__New_Zealand_Development_Scholarships_%28NZDS%29__February_2011_pdf.pdf

Informações em Brasília

Daisy Barbosa
Immigration and Information Officer
Oficial de Imigração e Informação
New Zealand Embassy
SHIS QI 09 conjunto 16 casa 01
Lago Sul, Brasília - DF
CEP. 71.625-160
Phone: 55 61 3248 9900
Fax: 55 61 3248 9916
www.novazelandia.org.br

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

SECOM anuncia calendário de matrículas para o 2011/1

Matrícula em disciplinas começa no dia 3 de março

Prazo para confirmação ou alteração da oferta de vagas vai até dia 11. Computadores estarão disponíveis nos quatro campi para quem não tem acesso a internet

Thais Antonio - Da Secretaria de Comunicação da UnB

Os estudantes de graduação terão nove dias para se matricular nas disciplinas do 1º semestre de 2011. O prazo começa nesta quinta-feira, 3 de março. Como o período de matrículas ficou próximo ao carnaval, o Decanato de Ensino de Graduação (DEG) e a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) ampliaram o prazo do Matrícula Web, que era de dois dias nos semestres anteriores. Computadores nos quatro campi estarão disponíveis para quem não tem acesso à internet.

Acesse aqui o Matrícula Web www.matriculaweb.unb.br

A pré-matrícula, fase em que o Sistema de Informações Acadêmicas de Graduação (Sigra) gera uma proposta de oferta de disciplinas para cada estudante, é obrigatória. “O aluno que não confirmar a pré-matrícula perde toda a oferta que ele recebeu”, explica a decana de Ensino de Graduação, Márcia Abrahão. Nessa fase, os estudantes podem confirmar, retirar e incluir disciplinas na proposta. Para os calouros não será permitido o acréscimo de matérias além das ofertadas.

A decana recomenda que os estudantes se mantenham no fluxograma, ou seja, cursem as disciplinas previstas para o semestre em que estão. “Isso é importante porque garante a oferta de todas as disciplinas previstas para o período seguinte”, diz. “Se o aluno se afasta do fluxo, passa a ter dificuldades de matrícula porque deixa de ter prioridade”.

Calouros têm prioridade máxima na ordem para obtenção de vagas. Já quem está em risco de desligamento não participa da Matrícula Web. “Estes estudantes somente fazem a matrícula orientada com os coordenadores de curso, para evitar desligamento e aumentar a permanência na universidade”, explica Márcia. Para quem depende dessa modalidade, o atendimento juntos aos coordenadores das unidades acadêmicas será realizado nos dias 3, 4, 10 e 11 de março.

Alunos que tenham problemas em concluir o processo via internet devem procurar a secretaria do curso em que estudam. Para quem não tem acesso a internet, a UnB irá disponibilizar computadores em todos os campi. “Solicitamos às unidades acadêmicas que liberem os laboratórios para os estudantes no período da Matrícula Web”, disse Arnaldo Alves, diretor da SAA. No Darcy Ribeiro os estudantes podem usar os quisques que ficam espalhados pelo campus, além de verificar junto à unidade acadêmica em que estuda sobre o uso de laboratórios de informática.

Na Ceilândia, quatro quiosques e o laboratório de informática ficarão à disposição dos estudantes. No Gama há apenas um quisque, mas os coordenadores de cada curso farão atendimentos aos alunos. Em Planaltina, além do laboratório de informática, um computador ficará na recepção especialmente para a Matrícula Web.

ETAPAS – No dia 14 de março, sai o resultado da pré-matrícula. Aí começa o ajuste, em que os estudantes podem retirar ou pedir novas disciplinas. Nas matérias em que ainda houver vagas, basta que o aluno se inscreva via internet. Para as que estiverem sem vagas, o Sigra irá gerar uma lista de espera por ordem de prioridade, que deverá ser seguida pelos coordenadores dos cursos. Eles também poderão ofertar mais vagas ou turmas, caso seja conveniente para o departamento. Para retirar disciplinas na fase do ajuste, basta que o estudante acesse a Matrícula Web.

Confira no box abaixo as datas para cada fase da matrícula.

Ínicio das Aulas
21 de março de 2011

Matrícula em Disciplinas (via internet)
a partir das 0h do dia 03 até às 22h do dia 11/03/2011

Matrícula em Disciplinas (via Coordenados de Curso)(*Para calendário de atendimento na FAC, ver na Secretaria da Faculdade).
3,4,10 e 11/03/2011

Matrícula em Disciplinas
Divulgação dos resultados (via internet a partir das 8h) 14/03/2011

Ajuste de Matrícula - Coordenadores - Análise de Pedidos
14 e 15/03/2011

Ajuste de Matrícula - Coordenadores - Efetivação de Matrícula
16 a 18/03/2011

Ajuste de Matrícula - Estudantes - Retiradas de Disciplinas (via internet)
15 a 18/03/2011

Ajuste de Matrícula - Estudantes - Inclusão de Disciplinas com Vaga (via internet)
15 a 18/03/2011

Trancamento Geral de Matrícula (TGM - Automático) e Trancamento Parcial de Matrícula de Concessão Automática (TR)

Solicitação de: 21/03 a 19/07/2011

Término do período de aulas
19 de julho de 2011

http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=4677

Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.