AGENDA. PROGRAME-SE
- 12 Out 2011 - Prazo inscrição prêmio Poynter Jornalismo Digital
- www.semanadeextensão.unb.br
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
Secom UnB divulga oportunidades intercâmbio estudantil para o exterior
Intercâmbio ajuda no crescimento profissional e pessoal
Embaixadas, universidades e agências de fomento oferecem pelo menos 11 oportunidades para quem quer estudar fora do país. Já no início deste ano, 150 alunos da UnB embarcaram para o exterior
Thais Antonio - Da Secretaria de Comunicação da UnB
Quando o estudante de Direito da UnB, Vinícius Haesbaert, embarcou para o Chile em um intercâmbio, ele não imaginava que encontraria um terremoto histórico pela frente. Junto com a experiência acadêmica, o futuro advogado também ganhou uma grande experiência para a vida, ajudando as vítimas do tremor. Segundo a diretora de Assuntos Internacionais da UnB, Ana Flávia Barros, o intercâmbio ajuda os estudantes no amadurecimento pessoal, no currículo e no mercado de trabalho.
“Não tem como medir esse crescimento, mas os alunos que viajam aprendem a se virar sozinhos”, afirma. Para a professora, a vivência num país estrangeiro abre portas e mostra a capacidade de adaptação e de fazer planos. “Mesmo em seis meses o estudante domina bem o idioma. Os headhunters valorizam quem tem experiência internacional”.
Ao todo, 150 estudantes da UnB já embarcaram para programas de intercâmbio no início deste ano. Onze programas de embaixadas, universidades e agências de fomento estão com inscrições abertas para quem quer estudar no exterior (veja box abaixo). A Assessoria de Assuntos Internacionais (INT) lançará em 21 de março um edital com as vagas para quem quer fazer intercâmbio no segundo semestre de 2011. O documento será publicado no site da INT www.int.unb.br
Vinícius se diz viciado em intercâmbios. Só no ano passado, participou de três. Começou no Chile, onde ficou por um semestre, estudando na Universidade Católica do país. Depois seguiu para a Suécia, onde fez, por conta própria, estágio na área de Relações Internacionais. Na França, o estudante fez um curso de verão sobre Direito. “No intercâmbio, a gente representa o Brasil. É como se você fosse uma espécie de embaixador do país. Você é representante da cultura e de tudo o que está ligado ao país”, declara.
Como parte das atividades acadêmicas do intercâmbio, ele fez estágio na Suprema Corte do Chile. “No estágio eu via o peso de tudo o que a gente estuda aqui. A perspectiva comparada só existe quando você conhece a realidade”, afirma. Para Vinícius, conhecer bem o país de origem é uma forma de ter parâmetros para analisar a própria cultura. “A gente visualiza a importância de conhecer bem o país quando está fora. É uma forma de valorizar a própria cultura e os signos do Brasil”.
Quem faz intercâmbio acaba conhecendo pessoas novas e entra com contato com culturas diferentes. “Fiz muitos amigos porque, no intercâmbio, a gente tende a estar muito mais aberto”, conta Vinícius. “Tinha mais de 100 intercambistas na universidade em que eu estudava. Você acaba tendo contato com gente do mundo todo. São amigos pra vida toda”.
Quando foi para a Suécia, ficou mais próximo dos colegas suecos que tinha conhecido no Chile. “Esse contato me ajudou nesse novo passo. Eles me apresentaram amigos e isso facilitou o processo de acolhida”, conta. “Intercâmbio realmente abre portas. Literalmente”. Dois amigos chilenos de Vinícius virão visitá-lo em julho. “Tenho portas abertas em muitos lugares do mundo com os amigos que eu conheci lá e eles também têm aqui”.
VOLUNTÁRIO – Vinícius chegou no Chile em fevereiro de 2010, uma semana antes do terremoto que abalou o país. “Foi sinistro, mas foi legal estar lá. É claro que é um susto, mas foi uma oportunidade única poder ajudar em parte da reconstrução do país”, declara. O estudante participou de um grupo voluntário que construía casas para os desabrigados. O trabalho ocorria nos fins de semana e durou dois meses.
Veja abaixo algumas opções de intercâmbio oferecidas por embaixadas e universidades.
PESQUISA EM PARIS
O programa seleciona pesquisadores estrangeiros, estudantes de graduação e seniors para usar os laboratórios de pesquisa pública em Paris.
Informações http://www.paris.fr/portail/pro/Portal.lut?page_id=9487
PROCESSO SELETIVO 2011 DA FUNDAÇÃO ESTUDAR
A Fundação apoia estudantes nas graduações e pós-graduações em Administração, Direito, Economia, Engenharia, Relações Internacionais, entre outros cursos, em instituições de ensino do Brasil e do exterior.
Informações www.fundacaoestudar.org.br
fundacao@estudar.org.br
BOLSA DE EXCELÊNCIA PARA MESTRADO NA ENS-LYON
A Ecole Normale Supérieure - ENS de Lyon seleciona para a Bourse Ampère, uma bolsa de excelência acadêmica destinada a estudantes internacionais que desejam ingressar em formações de Mestrado (1 ou 2) nas áreas das Ciências Exatas, Letras e Ciências Humanas. Os estudantes selecionados receberão 1000 euros por mês durante 12 meses e estarão isentos do pagamento das taxas de inscrição administrativa da escola.
Para concorrer à bolsa o estudante deve ter até 26 anos de idade e comprovar nível avançado de proficiência em língua francesa.
As inscrições podem feitas até 25 de fevereiro de 2011 (ENCERRADAS).
Informações http://www.ens-lyon.eu/23577289/0/fiche___pagelibre/&RH=ENS-LYON-FR-VENI
CHAMADA PARA PROJETOS STIC-AMSUD E MATH-AMSUD 2011
Os programas financiam projetos de pesquisa reunindo, no mínimo, uma equipe de pesquisa francesa e duas equipes de pesquisa de dois países latinoamericanos (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai).
MATH-AmSud - O programa procura promover e fortalecer a colaboração, assim como a criação de redes de pesquisa-desenvolvimento no âmbito da matemática, pela realização de projetos conjuntos.
STIC-AmSud - É um programa de cooperação científico-tecnológica com o objetivo de gerar e fortalecer as capacidades regionais da América do Sul e sua cooperação com a França, no intuito de estabelecer redes de pesquisa e desenvolvimento no âmbito das ciências e tecnologias da informação e da comunicação.
As inscrições podem ser feitas até 15 de maio de 2011.
Informações http://www.sticamsud.org http://www.mathamsud.org mathamsud@conicyt.cl sticamsud@conicyt.cl.
CURSOS DE VERÃO NA UNIVERSIDADE DE TOURS
Understanding Europe - De 20/06/2011 à 08/07/2011
Em inglês, esse programa associa aulas e visitas culturais conduzidas por professores da Universidade de Tours e de universidades parceiras europeias ou internacionais, além de profissionais franceses ou internacionais, visando a compreensão do atual contexto europeu.
Littérature et culture françaises en Val de Loire - De 27/06/2011 à 08/07/2011
Esse programa, em francês, proposto em parceria com o Instituto de Touraine, é destinado aos estudantes especialistas em literatura francesa e aos estudantes de francês língua estrangeira. As aulas e as conferências serão proferidas na Universidade de Tours, no Instituto de Touraine e nos lugares relacionados à vida dos escritores do Vale de Loire.
As inscrições podem ser feitas até 31 de março de 2011.
Há uma quantidade limitada de bolsas entre 300 euros e 500 euros oferecida pelo Conseil Général d'Indre-et-Loire.
Informações http://www.univ-tours.fr/42314908/0/fiche___pagelibre/&RH=1182417316221 (em francês) / http://www.univ-tours.fr/19327033/0/fiche___pagelibre/&RH=1179842228246 (em inglês) / catherine.chevrier@univ-tours.fr
PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDOS PARA ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2011 NA REPÚBLICA DA CORÉIA
O governo sul-coreano está disponibilizando até 2 vagas para brasileiros, sendo 1 para candidatura por meio da Embaixada em Brasília e 1 para candidatura diretamente com a Universidade na Coréia. O candidato deverá optar por qual meio deseja se candidatar, sendo proibida a dupla candidatura.
Os documentos deverão ser entregues (em mãos ou por correio) à Embaixada da Coreia até a data limite de 18 de março de 2011.
Informações: (61) 3321-2500 / coreiabrasil@gmail.com / www.facebook.com/EmbaixadaCoreia www.niied.go.kr
PROGRAMA ESTÁGIO DE CURTA DURAÇÃO CAPES/FUNDAÇÃO CAROLINA
A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fundação Carolina selecionam bolsistas , nas modalidades doutorado-sanduíche ou pós-doutorado, em todas as áreas do conhecimento.
Até 28 de fevereiro de 2011: inscrição pela internet
Março de 2011: avaliação das candidaturas
Abril de 2011: divulgação dos resultados
Maio a Setembro de 2011: Início provável das atividades
Inscrições on-line através do link http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/espanha/capesfundacao-carolina
PROGRAMA INTERNACIONAL DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO COMPARADA NA UNIVERSIDADE NORMAL DE PEQUIM
Este programa tem apoio financeiro do governo chinês, que oferece 15 bolsas que cobrem taxas e despesas pessoais para estudantes internacionais. O programa baseia-se no sistema de curso do núcleo do Instituto de Educação Internacional da Universidade de Estocolmo e tem como objetivo treinar indivíduos talentosos com habilidades altamente desenvolvidas em educação internacional e comparada, planejamento e gestão, e capacidades de trabalho em organizações internacionais e bilaterais, autoridades governamentais, ONGs e áreas afins.
Todos os cursos são em Inglês e duram 2 anos.
Informações www.compe.cn www.bnulxsh.com
BOLSAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES DE UNIVERSIDADES LATINO-AMERICANAS, DO GRUPO COIMBRA
O programa foi lançado pela primeira vez em janeiro de 2004 e oferece bolsas para financiar visitas de estudo de curta duração, favorecendo a mobilidade e o intercâmbio acadêmico entre as duas regiões.
As inscrições podem ser feitas até 15 de março, pela internet.
Informações http://www.coimbra-group.eu/index.php?page=latin-america-la secretaria@grupocoimbrasil.org.br http://www.grupocoimbrasil.org.br
COOPERAÇÃO CIENTÍFICA COM A SUÍÇA
Seleção pública de propostas para a execução de projetos conjuntos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I), no âmbito da cooperação científica e tecnológica com a Suíça.
Inscrições podem ser feitas até 15 de abril de 2011.
Informações http://www.cnpq.br/editais/index.htm
COOPERAÇÃO CIENTÍFICA COM A ALEMANHA
Para formação de docentes e pesquisadores de alto nível e a consolidação da cooperação científica entre os dois países. As bolsas são concedidas a candidatos com excelente qualificação científica e acadêmica, para a realização do doutorado integral, do duplo doutorado ou do doutorado sanduíche na Alemanha. Serão concedidas bolsas em todas as áreas de conhecimento.
Inscrições podem ser feitas até 3 de março de 2011.
Informações http://www.cnpq.br/editais/index.htm
Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.