AGENDA. PROGRAME-SE

sábado, 30 de abril de 2011

Cinema e poesia na Casa da América Latina, 4 e 5 de maio

Do Núcleo de Comunicação da CAL

Para estrear o mês de maio, o Cinema da Casa da Cultura da América Latina da UnB (CineCAL) exibe duas produções baseadas nas obras dos escritores Antonio Skármeta e Carlos Drummond de Andrade. Vale conferir.

Dia 04 maio (quarta-feira)


O carteiro e o poeta
(Itália/França). Direção de Michael Radford, 1995, 109 minutos. O longa é baseado no romance do chileno Antonio Skármeta. Por razões políticas, o poeta Pablo Neruda (Philippe Noiret) se exila em uma ilha na Itália. Lá, um desempregado (Massimo Troisi), quase analfabeto é contratado como carteiro extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta, e gradativamente entre os dois se forma uma sólida amizade. O filme recebeu cinco indicações para o Oscar, incluindo Melhor Filme, Diretor e Ator, em 1995.
Censura 12 anos.

Dia 05 de maio (quinta-feira)

O padre e a moça (Brasil). Direção de Joaquim Pedro de Andrade, 1965, 90 minutos. O roteiro do filme é baseado no poema homônimo de Carlos Drummond de Andrade. A chegada de um jovem padre sacode o imobilismo de uma pacata cidadezinha de Minas Gerais. Entre o padre e uma bela jovem da cidade surge uma atração, de início casta, e que se transforma em paixão ardente. O filme foi indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim e recebeu o Troféu Candango de Ouro nas categorias de Melhor Atriz (Helena Ignez) e de Melhor Fotografia, em 1966. Censura 14 anos.

Entrada franca

Hora 12h30
Local Auditório da CAL (térreo)
SCS Quadra 4, Edifício Anápolis, Brasília, DF
Realização CAL/DEX/UnB

Brasília, 28 de abril de 2011
Núcleo de Comunicação Social da CAL