AGENDA. PROGRAME-SE

sábado, 30 de abril de 2011

Cinema e poesia na Casa da América Latina, 4 e 5 de maio

Do Núcleo de Comunicação da CAL

Para estrear o mês de maio, o Cinema da Casa da Cultura da América Latina da UnB (CineCAL) exibe duas produções baseadas nas obras dos escritores Antonio Skármeta e Carlos Drummond de Andrade. Vale conferir.

Dia 04 maio (quarta-feira)


O carteiro e o poeta
(Itália/França). Direção de Michael Radford, 1995, 109 minutos. O longa é baseado no romance do chileno Antonio Skármeta. Por razões políticas, o poeta Pablo Neruda (Philippe Noiret) se exila em uma ilha na Itália. Lá, um desempregado (Massimo Troisi), quase analfabeto é contratado como carteiro extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta, e gradativamente entre os dois se forma uma sólida amizade. O filme recebeu cinco indicações para o Oscar, incluindo Melhor Filme, Diretor e Ator, em 1995.
Censura 12 anos.

Dia 05 de maio (quinta-feira)

O padre e a moça (Brasil). Direção de Joaquim Pedro de Andrade, 1965, 90 minutos. O roteiro do filme é baseado no poema homônimo de Carlos Drummond de Andrade. A chegada de um jovem padre sacode o imobilismo de uma pacata cidadezinha de Minas Gerais. Entre o padre e uma bela jovem da cidade surge uma atração, de início casta, e que se transforma em paixão ardente. O filme foi indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim e recebeu o Troféu Candango de Ouro nas categorias de Melhor Atriz (Helena Ignez) e de Melhor Fotografia, em 1966. Censura 14 anos.

Entrada franca

Hora 12h30
Local Auditório da CAL (térreo)
SCS Quadra 4, Edifício Anápolis, Brasília, DF
Realização CAL/DEX/UnB

Brasília, 28 de abril de 2011
Núcleo de Comunicação Social da CAL

sexta-feira, 29 de abril de 2011

LÚMINA: Sociólogo Diretor do CNRS, França, fará palestra n...

Concluído,com sucesso, o MEJOR2011.

Realizado entre 25 a 28 de abril, o I Colóquio Internacional de Pesquisadores em Jornalismo (MEJOR2011), reuniu pesquisadores em jornalismo (Brasil, França, Canadá,México)que estudaram temas em torno das mudanças estruturais no Jornalismo.

O evento foi organizado pela Linha Jornalismo e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB. Os grupos de trabalho selecionaram 36 relatos de pesquisa,distribuído em temas que incluiam desde as transformações no telejornalismo (TV Digital, interatividade, convergência) até mudanças e permanências nas rotinas produtivas dos jornalistas, em função do emprego de tecnologias.

No GT "Transformações no Telejornalismo", que tive a honra de coordenar, também foi apresentada a edição piloto da UnBClic,proposta de web TV para a FAC UnB.

Apresentamos um programa piloto (Telejornal e outros programas), os quais estão disponíveis no http://www.youtube.com, canal UnBClick Web TV FAC.

Falaremos mais adiante, em outros posts, sobre a pesquisa Web TV.

Voltando ao MEJOR2011: tivemos um forte apoio dos estudantes da FAC, graduação e pós-graduação. Os debates também foram bastante densos e frutíferos.

No mês de maio, os arquivos dos trabalhos apresentados serão publicados na página do evento www.mejor.com.br

No link abaixo, um pouco mais sobre o Mejor2011.

LÚMINA: Sociólogo Diretor do CNRS, França, fará palestra n...: "Sociólogo francês Didier Demazière,diretor de pesquisa do CNRS, estará na Jornada de Estudos realizada em conexão com o Colóquio Mejor2011 ..."

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sociólogo Diretor do CNRS, França, fará palestra na FAC UnB

Sociólogo francês Didier Demazière,diretor de pesquisa do CNRS, estará na Jornada de Estudos realizada em conexão com o Colóquio Mejor2011


A Jornada de Estudos que acontecerá no dia 28 de abril, no auditório da FAC UnB, promete um dia de debates intensos sobre as práticas e o futuro do jornalismo.

Uma das palestras aguardada com muita expectativa é a do professor Didier Demaziére, diretor de pesquisa do CNRS, França. Demazière fará uma palestra com o tema "A entrevista de pesquisa e suas condições de realização. Variedades de sujeitos pesquisados e de objetos de pesquisa".

Clique abaixo para ver o CV do professor Demazière.
http://www.cso.edu/cv_equipe.asp?per_id=156

E aqui para ver a rica programação do I Colóquio Internacional Mudanças Estruturais no Jornalismo, organizada por nós pesquisadores da Linha Jornalismo e Sociedade da Pós-Graduação em Comunicação FAC UnB, em parceria com o REJ, grupo internacional de pesquisa em jornalismo e com o apoio de uma equipe valorosa de monitores da FAC UnB.

Twitter do Colóquio @mejor2011
Facebook perfil Colóquio Mejor

terça-feira, 19 de abril de 2011

Inscreva sua pesquisa ou projeto final de curso no EXPOCOM

Destacamos a Expocom Centro-Oeste,prazo de inscrição até 25/04/2011

Estão abertas as inscrições para as edições Norte, Centro-Oeste e Nordeste do Expocom - prêmio para os melhores produtos laboratoriais desenvolvidos por alunos de graduação em Comunicação. Saiba como funciona o processo de indicação e inscrição de trabalhos:

1) As faculdades e universidades de cada região podem indicar um trabalho em cada uma das 71 modalidades existentes. Elas integram as categorias "Jornalismo"; "Publicidade e Propaganda"; "Cinema e Audiovisual"; "Relações Públicas" e "Produção Transdisciplinar em Comunicação", que correspondem aos cursos e habilitações da área de Comunicação, com exceção da última categoria, que aceita inscrições de alunos de qualquer curso de Comunicação Social. Link para indicação: http://www.portalintercom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1304%3Aindicacao-ies&catid=39&Itemid=79

2) Para cada trabalho selecionado, deve haver um aluno líder. Todos os trabalhos selecionados para representar a IES devem ser previamente cadastrados junto ao sistema informático da Intercom, por meio do representante da instituição (coordenador de curso ou alguém por ele indicado). Em cada modalidade, a instituição deve informar os dados do aluno líder do trabalho selecionado (nome completo, CPF, e-mail, orientador).

3) ATENÇÃO: Somente depois da indicação da IES, o aluno líder poderá se inscrever no Congresso e fazer a postagem do seu trabalho no Prêmio Expocom. É possível que os trabalhos tenham um ou mais autores, com a ressalva de que todos devem ser estudantes de graduação em Comunicação Social.

4) O formato de apresentação dos trabalhos varia. Podem ser peças únicas ou séries de programas, por exemplo. Esse quesito depende da modalidade escolhida pelo candidato.



Fique atento: o trabalho precisa ser indicado pelo coordenador do curso e depois inscrito pelo aluno líder, que também deve fazer sua inscrição no Congresso. Ou seja, o processo não encerra quando o professor faz a indicação. Veja, abaixo, o cronograma para inscrição nas edições regionais do Expocom que ainda estão abertas:



Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte
01 a 03 de junho
Local: Faculdade Atual da Amazônia - Boa Vista (RR)
Inscrições: 01/03 a 18/05

Indicação de trabalho para EXPOCOM pela IES: 01/03 a 15/04

Submissão de trabalhos (Expocom, DT e IJ): 03/03 a 29/04



Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
08 a 10 de junho
Local: Universidade Federal do Mato Grosso - Cuiabá (MT)
Inscrições: 01/03 a 29/05

Indicação de trabalho para EXPOCOM pela IES: 01/03 a 25/04

Submissão de trabalhos (Expocom, DT e IJ): 03/03 a 06/05



Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
15 a 17 de junho
Local: Centro Universitário Cesmac - Maceió (Alagoas)
Inscrições: 01/03 a 31/05

Indicação de trabalho para EXPOCOM pela IES: 01/03 a 29/04

Submissão de trabalhos (Expocom, DT e IJ): 03/03 a 13/05

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Inquietação,poesia e coleta seletiva. Agora,no Teatro de Arena UnB

Está acontecendo,agora, o Dia da Inquietação,no Campus Darcy Ribeiro,UnB.

Inquietar é um pensar instigado por uma perspectiva filosófica. Pensar de forma não usual. Pensar com novas abordagens. Provocar perguntas. Muitas vezes dirigimos perguntas ao outro; mais fácil; mais cômodo.

Mas,no momento em que estamos na comunidade universitária, é bom cultivarmos uma inquietação para todas nossas práticas.


Em plena semana pós-alagamento dos edifícios UnB -de alguns edifícios -temos que ficar inquietos com as possíveis causas socioambientais de tal acontecimento.

Além da programação do Dia da Inquietação, que você pode acompanhar pelo portal da SECOM/UnB, terão promotores presentes no evento mobilizando para um tema de suma importância (Coleta Seletiva na UnB).

Participe! Inquiete-se e busque novas soluções.

sábado, 9 de abril de 2011

manifesto ao Conanda - cobertura da mídia sobre a tragédia em Realengo, RJ

AO CONANDA

Prezada conselheira Malu Moura,

dirijo a presente mensagem ao Conanda,pois assisto assoberbada os excessos que a mídia tem cometido na exposição das crianças e adolescentes vítimas da tragédia em Realengo, RJ.

Vítimas, digo, não são somente as que foram vítimas fatais (perda de vida), mas todas as crianças que passaram pelo extremo stress emocional naquele dia.

A cobertura da imprensa nos primeiros dias seguiu o padrão e até mesmo o dever da cobertura - um fato de grande impacto demanda cobertura, demanda mobilizar todos os meios e recursos, cobertura ao vivo e demais práticas.

No que pese alguns exageros, de modo geral era cobertura do fato.

Contudo, agora, a imprensa, especialmente os telejornais, passam a ir à casa dos estudantes que estavam no local e solicitam longas e detalhadas narrativas:

- como você fez para fugir?
- o que você sentiu quando seu colega foi baleado?
- você ficou com medo de morrer?

A criança, postada em frente a uma casa simples, uma rua qualquer da região, ao lado de outro colega também vitimizado.

Temos uma sólida legislação protetora dos direitos da criança e do adolescente no que diz respeito à exposição de suas imagens.

O que dizer da exposição da imagem destas crianças que há dois dias corriam para salvar suas vidas? Enfrentar as câmeras de tv?

Envio este manifesto com expectativa de que o Conanda tome a frente na defesa dessas crianças e adolescentes. O mesmo segue com cópia para pessoas (jornalistas, pesquisadores, alguns participantes Com.Comunitária e SOS Imprensa), as quais sei, assim como outras pessoas que conheço e trabalho, são sensíveis e solidárias na proteção desses direitos.

--

dione oliveira moura
Faculdade de Comunicação - UnB
www.mejor.com.br @mejor2011
www.luminaunb.blogspot.com @luminaunb
www.projeteunb.blogspot.com @projetetuitando
seja a paz da sua mente

terça-feira, 5 de abril de 2011

Que cowboy é esse? Diretor de Faroeste Caboclo na FAC UnB

Com alegria, receberemos René Sampaio, diretor de Faroeste Caboclo, na nossa Faculdade.

Já falei? imperdível

René Sampaio volta à Brasília em conversa sobre
sua trajetória e o filme Faroeste Caboclo


No dia 07 de abril, às 9h, acontecerá no Auditório da Faculdade de Comunicação mais uma edição do Café FAC. Os convidados da vez são os renomados René Sampaio e Marcello Maia, respectivamente diretor e produtor executivo do filme Faroeste Caboclo, inspirado na música da banda Legião Urbana. O encontro acontece como as outras edições do Café FAC: uma conversa descontraída, com espaço para perguntas e interação com os alunos.
René Sampaio começou sua carreira como cineasta nos anos 90, enquanto ainda estudava para se formar em Audiovisual e Publicidade e Propaganda pela UnB. De formação híbrida, René já trabalhou como redator publicitário e ganhou fama produzindo filmes para a área. Entre mais de 100 comerciais que dirigiu, René ganhou prêmios como Profissionais do Ano, Colunistas, e teve peças finalistas no New York festival. Em 2005, ganhou Leão de Prata em Cannes com o filme “Copo”, criado pela DM9DDB. Atualmente, René Sampaio trabalha no seu primeiro longa metragem, a adaptação cinematográfica do clássico Faroeste Caboclo, da banda Legião Urbana.
O Café FAC se encontra na sua terceira edição. O evento é promovido pelos estudantes do Laboratório de Publicidade e Propaganda e os professores responsáveis, e traz nomes importantes do cenário nacional para conversas descontraídas que colocam os alunos em contato com a realidade do mercado. O encontro com René Sampaio e Marcello Maia acontecerá nesta quinta-feira, às 9h, no auditório da FAC.

Informação

Mauro Giuntini – Professor da Faculdade de Comunicação
e-mail: prof.giuntini@gmail.com


Realização:
Laboratório de Publicidade e Propaganda - FAC/UnB

FAC e CACOM irão participar do evento Todo

Faculdade de Comunicação, FAC UnB,irá fazer uma programação para os ingressantes do 1/2011, no dia 11 de abril, manhã e noite.

As atividades da FAC serão incluídas em breve. Por enquanto, já é possível inscrever na programação, que está bem interessante. O CACOM já está participando e é um dos Centros Acadêmicos promotores do evento.

Confira

http://otodoemaisqueeu.com.br/programacao.html

Informe dos promotores

O todo é uma semana acadêmica para estudantes, profissionais da cultura e comunidade do Distrito Federal, cuja terceira edição está sendo realizada pelos Centros Acadêmicos de Artes Cênicas, Comunicação Social, Desenho Industrial, Arquitetura e Urbanismo, Musica e Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB) e acontecerá entre os dias 11 e 16 de abril.

O todo é um projeto que contempla as diferentes formas de Produção Cultural, abrangendo os aspectos artísticos, científicos e tecnológicos ligados a esta e promovendo a integração e diluição de fronteiras entre diferentes campos do conhecimento. O projeto não só propõe o diálogo entre saberes gerados dentro das Instituições Acadêmicas, mas também entre estes e aqueles nascidos da formação cultural de comunidades desvinculadas à Universidade ou à pesquisa científica – categorizados como Cultura Popular ou Saberes Populares.

O evento ainda proporciona ao público geral a oportunidade de transpassar por diferentes formas de criação e produção cultural, ampliando e difundindo o conceito de arte e cultura. A difusão e ampliação destes conceitos se mostra especialmente importante no que diz respeito à não hierarquização da cultura e do conhecimento. É essencial a percepção da diversidade e integralidade da formação cultural brasileira, assim como a compreensão acerca da importância da existência e valorização de todas as formas de expressão e produção da cultura. Está é a principal razão de contemplarmos no projeto também os saberes populares, e não apenas o conhecimento científico produzido dentro das academias.

Inscrições

As inscrições começam na terça feira, dia 5 de abril. O balcão de inscrições ficará no Ceubinho (campus Darcy Ribeiro, ICC Norte) durante todo o horário de aula (das 8 às 22:30) do dia 5 ao dia 8.

Os valores para inscrição são os seguintes:

R$ 20,00 - Para alunos da UnB inscritos nos grupos 1 ou 2;
R$ 30,00 - Para alunos da UnB em geral;
R$ 40,00 - Para alunos de outras faculdades ou profissionais.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Mazzaropi na Casa da Cultura da América Latina

Do Núcleo de Comunicação CAL/UnB

O Cinema da Casa da Cultura da América Latina da UnB (CineCAL) inicia a temporada do mês de abril homenajeando um dos artistas mais importantes do cinema brasileiro: Amácio Mazzaropi. Paulista de Barra Funda (SP), descendente de italianos, ator, diretor e produtor, acreditava na simplicidade do público que, para ele, ia ao cinema apenas para se divertir, pois preferia a anedota à reflexão. Nunca deixou de ser celebrado por seu carisma e talento, embora fosse criticado pela imprensa, que considerava seus filmes superficiais.

Conquistou a maior bilheteria do cinema nacional nos anos de 1960 e 1970. Rico e famoso soube fazer do cinema uma indústria: comprou uma fazenda em Taubaté, montou o próprio estúdio e escreveu os argumentos, produziu, co-dirigiu e atuou em seus filmes, feitos à média de um por ano. Ao todo, fez trinta e dois longas-metragens. Jeca Tatu (1959), que fez coincidir o caipirismo essencial a seu tipo cômico com o personagem estereótipo imaginado por Monteiro Lobato, foi seu maior sucesso.

Dia 5 de abril de 2011 (terça-feira)

Meu Japão brasileiro (Brasil). Direção de Glauco Mirko Laurelli, 1965, 102 minutos. Em uma comunidade rural nipo-brasileira, Mazzaropi é um agricultor chamado Fofuca que enfrenta a exploração descarada do “seu” Leão, responsável por intermediar os negócios entre os produtores e o comércio na cidade. Após muito penar em suas mãos, ele articula com os camponeses a formação de uma cooperativa agrícola. Censura livre.

Dia 6 de abril de 2011 (quarta-feira)

As aventuras de Pedro Malasartes ( Brasil). Direção de Mazzaropi, 1960, 95 minutos. O humilde Zacarias vai para a cidade grande com sua mulher para arrumar emprego e ajudar seu filho a pagar os estudos. Seu maior sonho é ver o filho se formando e, para isto, está disposto a fazer o possível e o impossível. Eis que surge um trabalho como chofer de praça. Censura 12 anos.

Dia 7 de abril de 2011 (quinta-feira)


O lamparina (Brasil). Direção de Milton Amaral e Mazzaropi, 1964, 104 minutos. Mazzaropi é um pacato homem do campo que, para não se defrontar com um bando de cangaceiros, acaba se disfarçando e é confundido com um deles. Incrementando a farsa, ele faz com que sua família inteira se passe por seu bando e todos acabam indo parar no acampamento dos verdadeiros cangaceiros, onde o "destemido" Lamparina vai ter de mostrar que é um cabra valente de verdade. Censura 12 anos.

Dia 8 de abril de 2011 (sexta-feira)

Tapete vermelho (Brasil). Direção de Luiz Alberto Pereira, 2006, 102 minutos. Sensível, engraçado e comovente, nesse filme o cineasta presta uma grande homenagem a Mazzaropi. Matheus Nachtergaele e Gorete Milagres formam um casal de caipiras que levam o filho Neco, de nove anos, para uma cidade a fim mostrar a ele quem era Mazzaropi. No caminho, o trio cruza com tipos curiosos provando que as lendas da roça ainda estão bem vivas. Na fita, Nachtergaele compõe um tipo com o mesmo andar e a mesma voz do ídolo. Censura 10 anos.

Entrada franca

Local: Auditório da CAL (térreo)
SCS Quadra 4, Edifício Anápolis
Telefone: (61) 3321.5811
Hora: 12h30
Realização: CAL/DEX/UnB

Brasília, 04 de abril de 2011

Núcleo de Comunicação Social da CAL