Por Andrea Ribeiro, Projeto Lúmina
Ao contrário do que pensam muitos estudantes, a pesquisa científica não está limitada a estudantes de mestrado ou doutorado. A graduação oferece a oportunidade do aluno começar a vida cientifica fomentada por institutos como o CNPq e pela própria universidade. Aliás, esse é um dos três pilares que norteia o conceito de universidade (ensino, pesquisa e extensão). Outro engano frequente é a falta de oportunidade para participar de projetos de pesquisa ou a falta de apoio da universidade. Nesse semestre, vários projetos serão encaminhados pela Faculdade de Comunicação da UnB, e para participar basta ficar atento.
Para participar de um projeto de iniciação científica, o aluno deve estar atento aos projetos que serão apresentados pelos professores, e se candidatar. O ideal é se informar na coordenação da FAC sobre os projetos que serão encaminhados ao Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB (DPP). Cada orientador pode indicar, no ato da inscrição, até quatro alunos, sendo dois com bolsa de R$360,00 e dois como voluntários. Lembrando que como voluntário o estudante deve cumprir as mesmas obrigações que o bolsista.
Mas é possível também que o aluno tenha uma ideia de pesquisa independente, ou seja, não vinculada aos projetos dos professores. Nesses casos, também é possível desenvolver bastando procurar a coordenação do curso de comunicação que encaminhará as ideias dos alunos da melhor forma.
As vantagens em se participar de um projeto de pesquisa são muitas. Ela incentiva e prepara os estudantes de graduação para o ingresso na pós-graduação. Além disso, contribui para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores.
Obrigações
Durante o projeto de pesquisa os alunos devem cumprir alguns compromissos como entregar documentos relativos à pesquisa (Relatório de Acompanhamento, Resumo da Pesquisa, Trabalho Final Escrito) ao DPP nos prazos estipulados.
Ao final do projeto, o estudante participa do Congresso Anual de Iniciação Científica. Neste momento, ele apresenta juntamente com todos os estudantes de diversas áreas, os resultados obtidos na pesquisa. Para isto há uma preparação, todos devem fazer um pôster e diante de examinadores, expor o trabalho desenvolvido. Os melhores trabalhos, escolhidos por grande área, são indicados para representar a UnB no “Prêmio Destaque de Iniciação Científica”, que é promovido pelo CNPq.
Quem pode participar
Esse tipo de projeto exige alguns requisitos dos estudantes, conforme orientações que constam na página do DPP:
• Ser selecionado e indicado pelo(a) orientador(a) que irá participar do ProIC/DPP/UnB.
• Estar devidamente matriculado em disciplinas de curso de graduação, nos semestres correspondentes ao período de vigência do Edital
• Apresentar Índice de Rendimento Acadêmico - IRA igual ou superior a 3 (três). No caso de aluno do primeiro semestre, o orientador deve fornecer carta de justificativa;
• Comprovar, no caso de estudante estrangeiro, o visto de entrada e permanência no país por período igual ou superior ao da vigência do edital.
• Ter currículo devidamente preenchido e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq (www.cnpq.br)
• Não ser parente consanguíneo do(a) orientador(a) até 2º Grau.
• Não ter vínculo empregatício, não receber qualquer modalidade de bolsa (de outro programa do CNPq, da UnB ou de outra Agência) e não participar de monitoria ou estágio remunerados.
Para mais informações basta acessar o edital clicando aqui ou acesse o site da Coordenação do Programa de Iniciação Cientifica da UnB (PROIC-UnB): http://www.unb.br/administracao/decanatos/dpp/pibic.php
O PROIC-UnB atende ao público, preferencialmente, de 10h às 12h e de 14h às 17h., no Campus Universitário Darcy Ribeiro Gleba A Reitoria, sala B2-39. Fones: (61) 3307 2658 / (61) 3307 2917.
E-mail: pibic@unb.br