AGENDA. PROGRAME-SE
- 12 Out 2011 - Prazo inscrição prêmio Poynter Jornalismo Digital
- www.semanadeextensão.unb.br
domingo, 23 de maio de 2010
Alunos da FAC apresentam projeto de pesquisa
Por Harrison Silva, Projeto Lúmina
Entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2009, foram realizados o XV Congresso de Iniciação Cientifica da Universidade de Brasília e o 6º Congresso de Iniciação Cientifica do DF. Alunos da UnB, UCB, UniCEUB, FEPECS mostraram trabalhos científicos desenvolvidos no período de agosto de 2008 a julho de 2009 referentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica – PIC – CNPq.
A Faculdade de Comunicação da UnB foi representada pelo alunos Edemilson Cruz Santana Junior, orientado pelo professor Luiz Gonzaga Figueiredo Motta, e Luisa Ramos Caetano, orientada pela professora Dione Oliveira Moura.
O aluno Edemilson Santana, 5º semestre de jornalismo, estudou a crise da Universidade de Brasília em 2008, quando os estudantes invadiram a reitoria. O objetivo foi analisar os conflitos, tensões entre os atores sociais envolvidos – imprensa, Ministério Público, reitoria da UnB e assessores, Secom UnB e estudantes – e verificar quais mecanismos de comunicação foram utilizados para que um discurso predominasse sobre o outro.
Para ele, esta oportunidade está sendo fundamental para a formação acadêmica e para a vida profissional. “Participar deste projeto foi muito bom. Consigo perceber que no meu estágio desenvolvo melhor o que me pedem. Com certeza vou seguir um mestrado, não quero parar de pesquisar.”
O outro projeto foi apresentado pela estudante Luisa Ramos, último semestre de jornalismo. Ela desenvolveu um banco de dados (revista eletrônica) abastecido por pesquisas de mestrandos e doutorandos socioambientais da UnB. A pesquisa faz parte do conjunto de pesquisas sobre jornalismo ambiental desenvolvidas sob coordenação da orientadora do projeto.
Iniciação Científica
O objetivo das bolsas de iniciação científica é incentivar novos talentos entre estudantes de graduação e prepará-los para o ingresso na pós-graduação. Além disso, contribui para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores.
Para participar de projetos de pesquisa remunerada basta ficar atento aos editais lançados pelo CNPq. Mas o estudante não precisa ter um vínculo com o órgão para desenvolver um estudo. Caso tenha um projeto de pesquisa em mente, ele pode procurar a coordenação do curso de comunicação que o encaminhará da melhor forma.