A boa nova é a expo O Mundo Mágico de Escher no CCBB de Brasília estará aberta até dia 26 Dez.
Visitamos a expo de Escher ontem e, coisa boa, não era o último dia da exposição (ao contrário do anunciado anteriormente).
A Sala dos Espelhos, o Cinema 3D e o quadrado que brinca com perspectivas são os principais espaços da mostra. Na Sala dos Espelhos, várias gravuras e jogos de espelho. Ilusões de ótica nas quais o arquiteto,gravurista,artista Escher brinca com a percepção do visitante. Você compreende o que vê? Seu olhar alcança tudo que está ao seu redor? Até que ponto vai o horizonte infinito?
O sentido da visão não está no olho, é comandado pelo cérebro. Não vemos o que vemos, mas o que o cérebro consegue traduzir a partir do que o olho físico envia de informações. A exposição de Escher apresenta experimentos para crermos nesta relação imagem-cérebro mais do que na relação imagem-olho, o que é mais comum.
Daí,no lugar de dizer 'vi com meus próprios olhos' deveríamos dizer 'vi com meu próprio cérebro'.
Leve seu conjunto olho-cérebro para ver O Mundo Mágico de Escher.
DO QUE SENTI FALTA
Como gosto muito de gravura, senti falta de ver reproduções em papel mais aproximado da linguagem da gravura. A impressão em papel com brilho, somada ao foco de luz dirigido sobre cada peça, reduz a intensidade da imagem que originalmente foi feita por meio de xilogravura. Os traços perdem em nitidez (de preto para cinza) e perdem-se detalhes dos traços do artista.
Ainda assim, vale a ida ao CCBB, imperdível se você ainda estiver em Brasília durante o recesso.
Até 26 dez,domingo, no CCBB Brasília (9h as 21h)