AGENDA. PROGRAME-SE
- 12 Out 2011 - Prazo inscrição prêmio Poynter Jornalismo Digital
- www.semanadeextensão.unb.br
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
O Mundo Mágico de Escher permanece em Brasília até domingo
Visitamos a expo de Escher ontem e, coisa boa, não era o último dia da exposição (ao contrário do anunciado anteriormente).
A Sala dos Espelhos, o Cinema 3D e o quadrado que brinca com perspectivas são os principais espaços da mostra. Na Sala dos Espelhos, várias gravuras e jogos de espelho. Ilusões de ótica nas quais o arquiteto,gravurista,artista Escher brinca com a percepção do visitante. Você compreende o que vê? Seu olhar alcança tudo que está ao seu redor? Até que ponto vai o horizonte infinito?
O sentido da visão não está no olho, é comandado pelo cérebro. Não vemos o que vemos, mas o que o cérebro consegue traduzir a partir do que o olho físico envia de informações. A exposição de Escher apresenta experimentos para crermos nesta relação imagem-cérebro mais do que na relação imagem-olho, o que é mais comum.
Daí,no lugar de dizer 'vi com meus próprios olhos' deveríamos dizer 'vi com meu próprio cérebro'.
Leve seu conjunto olho-cérebro para ver O Mundo Mágico de Escher.
DO QUE SENTI FALTA
Como gosto muito de gravura, senti falta de ver reproduções em papel mais aproximado da linguagem da gravura. A impressão em papel com brilho, somada ao foco de luz dirigido sobre cada peça, reduz a intensidade da imagem que originalmente foi feita por meio de xilogravura. Os traços perdem em nitidez (de preto para cinza) e perdem-se detalhes dos traços do artista.
Ainda assim, vale a ida ao CCBB, imperdível se você ainda estiver em Brasília durante o recesso.
Até 26 dez,domingo, no CCBB Brasília (9h as 21h)
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Poeta da Imagem, Arquiteto da luz - Luís Humberto fotógrafo
Nas páginas, muitas imagens das entrequadras de Brasília, os planos amplos, a arquitetura moderna. Nas fotos de residência, a mesma linha fotográfica de amplitudes significativas. Também muito de fotos lúdicas. O gato rajado com o sol que perpassa as persianas. O gato tenta alcançar um objeto. Quietude. O fotógrafo registra o tempo, o instante.
A criança que corre, fugidia, sorri, espanta-se. O concreto, o silêncio, a vastidão de uma Brasília que dava seus primeiros passos. Os edifícios fundadores da UnB, terra, concreto, cerrado e sonhos se mesclam na lente do fotógrafo,arquiteto,professor e poeta da imagem Luís Humberto.
Uma obra para mirar e admirar.
Para uma de suas inquietantes entrevistas clique abaixo
http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/?lnk=LUIS-HUMBERTO-ARQUITETO-E-FOTOGRAFO-BL-1&selecao=MAT&materia=42630&programa=124&velocidade=100K
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Fotógrafo Luís Humberto lança livro na UnB
Luis Humberto – Do lado de fora da minha janela, Do lado de dentro da minha porta, livro reúne fotografias (olhares) de Luís Humberto.
Um reencontro para os que tiveram o privilégio de estudar com Luís Humberto,hoje septuagenário. Uma oportunidade para os que não conhecem a obra deste mestre da fotografia.
Não perca
Lançamento: livro "Do lado de fora da minha janela,do lado de dentro da minha porta"
Quando: 22 dez, 17h
Local: MEZANINO do Prédio da Reitoria UnB, campus Darcy Ribeiro, Asa Norte.
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Curta "Ratão", de Santiago Dellape,Cine Brasília
Curta RATÃO,de Santiago Dellape. Estará em cartaz no Cine Brasília, abrindo a seção de FEDERAL, de Erik de Castro.
ASSISTA
Curta RATÃO,de Santiago Dellape
Sessões:19h e 21h
Ingressos: R$ 3 (meia) e R$ 6 (inteira)
Até quando: em exibição até 30 DEZ
Ratão foi premiado no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e no Festival de Gramado.
Curta o trailer
http://www.youtube.com/watch?v=kz3VQygbEUo
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Hélio Oiticica também no Museu da República
também no Museu da República
De hoje até 20 de fevereiro, você poderá ver a exposição "Hélio Oiticica - Museu é o Mundo" também no Museu da República. Oiticica, como falamos anteriormente, é um dosnomes precursores da estética do Movimento Tropicalista no Brasil. Os parangolés de Oiticica, como ficaram conhecidos seus objetos artísticos,são obras de arte que dialogam com as mostras atualmente denominadas 'instalações'.
A experiência dos 'penetráveis'(esculturas para serem vestidas pelo público) é singular. Lá, também estarão os parangolés e as bólides, criações de Oiticica.
O artista Oiticica é imperdível para os admiradores da cultura brasileira, da arte brasileira, seu passado, seu presente.
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=2020
VISITE
Exposição: Hélio Oiticica - O Museu é o Mundo
Data: 20 Dez 2010 a 20 Fev 2011 (abertura hj,20h)
Horários (terça a domingo): 9h às 18h
Local: Museu da República, Esplanada dos Ministérios, Brasília,DF
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Inauguração Sala de Extensão FAC
Será um dia especial na história da nossa Faculdade de Comunicação da UnB. Abriremos o espaço da Sala de Extensão.Local para reuniões, trabalhos, produções culturais, midiáticas e planejamento das ações dos projetos de extensão da FAC.
Amanhã, dia 15, estarão lá reunidos:
COMCOM - Comunicação Comunitária
SOS Imprensa
PROJETE Comunicação para Sustentabilidade
Rádio Dissonante e Rala Côco
Cineclube FAC
Extensão é pesquisa, é práxis, é participação,é cidadania.
Venha,participe. Se quiser, traga sua contribuição para o café coletivo (frutas, biscoitos, sucos).
PARTICIPE
Evento: Inauguração da Sala de Extensão FAC
Local: ICC Norte, Faculdade de Comunicação, Térreo
Horário: 9h30 as 10h30
2. Colóquio ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO
Teve início hoje (15 dez) e vai até sexta-feira (17 dez) o 2. COLÓQUIO ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO.
Participação livre e gratuita. Temas interessantes para os praticantes e estudiosos de Arquitetura da Informação.
Confira no endereço http://cpai.unb.br:443/ocs/index.php/2coloquio/coloquio
Todas as palestras acontecem no auditório da FCI (Faculdade de Ciências da Informação),prédio contíguo à Biblioteca Central da UnB, Campus Darcy Ribeiro, Brasília, DF.
Projete capacita em educomunicação e redes
Criação de Plataforma Social tenta sanar a falta de articulação entre projetos de extensão da UnB.
Por Yasminny Thábata
Projete
O Projete – Comunicação para Sustentabilidade, projeto de Extensão da FAC/UnB, desenvolve nessa quinta feira, dia 16, às 14h30, na sala 13 da Faculdade de Comunicação, a primeira Oficina de Educomunicação e Redes da Universidade de Brasília. O evento é voltado para os projetos de extensão da UnB que possuem cunho sustentável, sendo uma ação conjunta entre a equipe do Projete e a pesquisadora de mestrado Carolina Ramalhete, também membro do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS).
Durante a oficina será realizado um compartilhamento de fundamentos comunicativos, questionamentos quanto à importância da efetivação da comunicação e apresentação de limitações da mesma, proporcionando aos participantes uma visão crítica acerca do modo como a comunicação vem sendo trabalhada em seus projetos. Ao final, serão escolhidas plataformas digitais que integrem os extensionistas e as respectivas visões de seus projetos.
Seguindo a filosofia de Paulo Freire de construção coletiva e transformação humana, a participação no evento é aberta a todos os interessados em comunicação dialógica pautada na construção de redes e na sustentabilidade.
Projete – Comunicação para Sustentabilidade
O Projete- Comunicação para Sustentabilidade é um projeto de extensão da Universidade de Brasília criado no ano de 2010 e orientado pela professora Dione Moura. Sua missão é auxiliar no alcance da excelência na comunicação de projetos de cunho sustentável da Instituição. Parte do trabalho consiste na criação e aperfeiçoamento de planos de comunicação e de redes comunicativas e dialógicas de projetos contemplados pelo Projete.
Twitter: @projetetuitando
Flickr: www.flickr.com/precisamosconversar
e-mail: projetecomunicacaosustentabilidade@googlegroups.com
Serviço
O QUE: Oficina de promoção de diálogos e redes entre projetos de extensão de cunho ambiental da Universidade de Brasília.
ONDE: Faculdade de Comunicação, ICC Norte, sala 13, primeiro piso.
QUANDO: Quinta-feira, 16 de dezembro, às 14h30min.
Contatos
Dione Moura – 8141 6457 – moura@unb.br
Coordenação do Projete – Comunicação para Sustentabilidade
Carolina Ramalhete Vieira – 8185 0507 – carolramalhete@gmail.com
Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília
Iasminny Thábata – 8199 0393 – iasminny.thabata@factoagencia.com.br
Projete – Comunicação para Sustentabilidade
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
CAMPUS REPÓRTER 7 lançamento 14 DEZ
Equipe lança edição 7 da Revista CAMPUS REPÓRTER
revista de reportagem da FAC UnB
A experiência de participar da equipe de editores da Revista Campus Repórter (FAC UnB) tem sido muito enriquecedora. Um espaço para trabalhar em equipe,resgatando o valor das equipes de reportagem no momento em que muitos alardeiam o 'repórter faz tudo'.
Na Campus Repórter,experiência que já registramos os resultados em artigos, eventos, etc, temos construído a oportunidade de um jornalismo dedicado a grandes reportagens.
Nossa inspiração, humildemente, é a Revista Realidade. Digo humildemente, pois só estamos na edição 7, poucos passos de uma trilha que esperamos seja longa e de sucesso.
Já temos alguns prêmios nestes primeiros anos o que,além da alegria momentânea da premiação, acaba por sinalizar que estamos em um bom caminho.
As entrevistas, por exemplo, são elaboradas em um modelo de pesquisa que vai dos aspectos históricos do tema (infância, cultura,literatura, partidos no Brasil e planejamemto urbano- o tema da edição 7) até referências mais amplas e também atuais que permitam ao repórter elaborar um roteiro de entrevista bem elaborado.
Já trouxemos, nestas 7 edições, várias regiões, estados e municípios brasileiros. Os Sem Terra e a educação; as residências terapêuticas, os quilombolas na Ilha de Alcântara, o conflito posseiros, indígenas no Tocantins, dentre outras pautas.
É o nosso Brasil, de cores, sabores, saberes e texturas diferentes. São nossos jovens repórteres, diagramadores, ilustradores, designers, fotógrafos mergulhados nesse maravilhoso, surpreendente e inquientante Brasil.
CONVITE
Lançamento Revista CAMPUS REPÓRTER 7
Data: 14 DEZ, terça-feira
Horário: 19h
Local: Balaio, 201 Norte, Brasília
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
TWITAÇO #direitoshumanos 10 DEZ
Tuite tb por uma causa de tod@s #direitoshumanos
TWITAÇO COMEMORA O DIA DOS DIREITOS HUMANOS
Pressrelease do Programa Internacional de Gênero, Raça e Etnia
http://www.generoracaetnia.org.br/pt/sala-de-imprensa/press-releases.html
(09/12/2010) "Twittaço" comemora o Dia dos Direitos Humanos
(Brasília, 09/12/2010) – 10/12 é o Dia dos Direitos Humanos. Para celebrar esta data tão importante, o Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia convida todos os usuários do Twitter para uma mobilização de internautas (twittaço) em apoio aos direitos humanos.
Faça-se ouvir! Para participar, basta publicar mensagens com a hashtag #DireitosHumanos no dia 10 de dezembro. A iniciativa, proposta pelo Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia, deve ser entendida como uma ação de toda a sociedade brasileira, comprometida com os valores e princípios dos direitos humanos universais.
A data marca o 62º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o primeiro documento a reconhecer, no âmbito internacional, direitos fundamentais aplicáveis a todas e todos, independentemente de raça, etnia, gênero, origem, religião, idade, situação civil, condição de saúde, ou qualquer outra forma de diferenciação. Até 10 de dezembro de 1948, o Direito Internacional não tratava de questões humanitárias em tempos de paz, confinadas à legislação interna de cada país.
Hoje a Declaração Universal de Direitos Humanos é o documento mais traduzido do planeta, com versões em mais de 300 idiomas e dialetos, de Abkhaz (idioma usado na região do Cáucaso) a Zulu (língua falada na África setentrional). Somos iguais na diferença!
O Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia é uma parceria entre seis agências do Sistema ONU e o governo federal brasileiro, com apoio do Fundo para o Alcance dos Objetivos do Milênio, criado pelo governo espanhol. Nossa missão é contribuir para a incorporação dos princípios da equidade de gênero, raça e etnia, transparência e inovação na gestão pública e para o fortalecimento da participação social nas políticas de desenvolvimento humano.
Hashtag
#DireitosHumanos
----
Faça o seu #direitoshumanos.
Sou mulher.... Sou jovem... Sou estudante... Sou artista... Sou fotógrafo...Sou indígena... Sou negra... Sou criança... Sou ambientalista.... Sou mãe... Sou homem... Sou latino-americana... Sou...
..... E DEFENDO OS #DIREITOSHUMANOS
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Intercâmbio estudantil para universidades francesas
Gostaria de conhecer mais sobre o sistema universitário europeu?
Aproveite
Dia - 9/12, quinta feira, 10 horas, auditório da FAC
“Sistemas de cooperação e pesquisa com universidades francesas”
Palestra com o Prof. Luis Busato - Grenoble 3
O professor Busato falará sobre o novo acordo de cooperação entre a Universidade de Grenoble e a FAC/UnB.
Uma ótima oportunidade para estudantes interessados em intercâmbio.
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Exibição dos curtas BRAXÍLIA e EU NÃO SEI... Cine Brasília sábado
Para quem não viu o premiado BRAXÍLIA (dir.Dany Proença) ou EU NÃO SEI (dir. Luiz Augusto Andrade), mais uma oportunidade:
di
Ambos curtas serão exibidos no Cine Brasília (106-107 Sul, Brasília), sábado, 11 DEZ, 17h.
BRAXÍLIA, de Dany Proença, não é demais lembrar, é fruto de Projeto Final na FAC UnB,orientação da profa Dácia Ibiapina.
Um trabalho sublime.
Vale assistir.
Cinema e Literatura de Vargas Llosa em Brasília
Para os que apreciam o Cinema e Literatura em Vargas Llosa, aproveitem o convite do INSTITUTO CERVANTES: Dia 09/12, quinta-feira Dia 13/12, segunda-feira censura indicativa: 14 anos
|
|
CONTATOS E INFORMAÇÕES NO INSTITUTO CERVANTES, PROMOTOR DO EVENTO: Cris Ca valli |
|
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Cineclube FAC exibe Martin Scorcese, 07 dez, meio dia
CINECLUBE FAC CONVIDA:
Uma ótima pedida para quem estiver na UnB na hora do almoço desta 3a feira.
Que tal um pouco de Martin Scorcese?
TERÇA, 07 Dez, 12h, no Estúdio B da Faculdade de Comunicação, UnB
Programa “Primeira Viagem”: o teste da estreia em longas-metragens sempre foi uma difícil provação para qualquer um que se aventure no cinema, e isso não foi diferente com nomes importantes que fundamentaram o cinema moderno norteamericano. Revendo as virtudes e problemas das primeiras visões de homens visionários, é possível entender melhor as escolhas e dilemas do aventurar-se na arte cinematográfica. Por isso, ainda no contexto do clássico, Kubrick fez do noir, hoje gênero cult, sua escola. Lucas, antes de Star Wars, realiza clássico do imaginário juvenil. Por fim, Scorsese, já ambicioso desde a estreia, começa com obra psicológica e arrojada.
Exibição
Quem Bate à Minha Porta? (Who’s That Knockin at My Door?, Martin Scorsese. Estados Unidos, 1968, 90 min. Classificação: 16 anos) – Geralmente ignorada/desprezada, a estreia de Martin Scorsese, reavaliada após décadas, demonstra vigor e técnica que caracterizariam o gênio posterior do diretor. Universitário e autobiográfico, este filme conta, à maneira da nouvelle vague, a história de um jovem passando por provações na Little Italy de NY dos anos 60.
Serviço
Exibição "Quem Bate à Minha Porta", de Martin Scorcese
Data: 07 dez, 3a feira
Horário: 12h
Local: Estúdio B, FAC, ICC Norte
Promoção: Cineclube FAC
Entrada gratuita. Participe.
sábado, 4 de dezembro de 2010
Entrevista inédita de Mario Vargas Llosa, Prêmio Nobel Literatura 2010
Acesse aqui:
http://www.cervantestv.es/literatura_pensamiento/video_entrevista_voces_impresas_vargas_llosa.htm
O autor fala de sua infância, de como descobriu que seu pai estava vivo. Também sobre como seu mundo mudou depois que descobriu o mundo da leitura. Ainda sobre sua experiência com o Jornalismo. Excelente entrevista.
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Foto Coletivo documentário "Entrevãos" e familia de Lizeni,protagonista do documentário
Coletivo Entrevãos e crianças da comunidade remanescente Kalunga no último dia de filmagens de Entrevãos. Local: Vão das Almas.
Da esquerda pra direita:
Elias Guerra (fotografia; montagem, e edição de som);
Lizeni Pereira Santiago (protagonista de Entrevãos);
Luísa Caetano, (diretora, produção, roteiro e montagem);
Cirlene Pereira Santiago (irmã mais nova de Lizeni);
Carol Matias, (fotografia),
Ana Paula Rabelo (assistente de produção e de direção),
Renato Teles (som direto);
Gilvam Pereira Santiago (irmão de Lizeni);
Jairon Pereira Santiago (irmão de Lizeni).
Valeu!
Luísa Caetano convida para "Entrevãos" no Festival Iesb de Cinema
"Coletivo Entrevãos, amigas, amigos e família!!
Após ser agraciado com o prêmio de melhor fotografia no Festival de Cinema de Brasília, a trajetória de Entrevãos continua.
Vai participar agora do Festival Iesb de Cinema.
A exibição será no dia 9/12, às 19h30, no Auditório Benedito Coutinho – IESB Asa Norte.
Nova oportunidade para quem ainda não assistiu!
Entrevãos
Direção: Luísa Caetano
documentário, cor, digital, 19min50, DF, 2010
Sinopse: Entrevãos é um documentário etnolírico que se passa no Vão de Almas, habitado pela comunidade remanescente quilombola Kalunga, em Cavalcante (GO). Lizeni é uma menina kalunga de dez anos e é ela quem conduz nosso olhar por entre as brincadeiras de infância, o mundo adulto dos pais, a relação da família com a cidade mais próxima, além de nos revelar sonhos em contraposição à realidade do cotidiano em família."
O II FESTIVAL IESB DE CINEMA acontece entre os dias 06 e 10 de dezembro em Brasília!
O II FESTIVAL IESB DE CINEMA universitário começa na próxima segunda-feira dia 06 de dezembro no Campus do IESB da Asa Norte em Brasília. Universitários de todo país participaram provando que há uma lacuna no que tange os espaços de exibição de filmes oriundos de universidades em todo país, como afirma o idealizador da mostra e coordenador do curso de Cinema e Novas Mídias do IESB, Pablo Gonçalo: ‘’Recebemos cerca de 200 filmes de todo país, filmes de dezenas de cidades, de todas as regiões brasileiras. Fizemos uma seleção criteriosa e que apontasse para o melhor da produção dos futuros cineastas do nosso país. Assistir a esses curtas universitários é uma forma de perceber novos talentos, novas linguagens e inquietações juvenis’’
Beijos e até lá!
Luísa Caetano - (61) 8128-9978
***********************************************************************
Como está organizado o Festival Iesb de Cinema
A mostra esta dividida entre COMPETITIVA e filmes de alunos do IESB. Serão exibidos mais de 40 filmes no total. A premiação acontece na sexta-feira no Embracine Casa Park, e a comissão de jurados é composta pelos cineastas brasilienses: Cibele Amaral, André Luis Cunha e Iberê Carvalho, que vão dividir os prêmios de 500 reais para as categorias: Melhor Documentário, Melhor Animação ou Novas Mídias, Melhor Diretor e Melhor Roteiro
As categorias de Melhor Ficção e Melhor Direção também serão contempladas pelo prêmio MOVIECENTER que destinará 10 mil reais em equipamentos cinematográficos para as próximas produções dos realizadores dessas categorias e duas bolsas de estudo a escola OZI de Brasília.
Confira abaixo a programação completa:
II FESTIVAL IESB DE CINEMA -
06/12 - 19h30
COMPETIÇÃO 1:
FELIZES PARA SEMPRE de Ricky Mastro /FAAP/SP 7 minutos
OBAMA DIGITAL de Marília Beatriz Weissman /SP/ MACKENZIE 25 minutos
SOFÁ VERDE de Lucas Cassales e Arno Schuh /PUC/RS 9 minutos
PRÓXIMA DISTÂNCIA de Mateus Oliveira Araújo /IESB/BRASÍLIA 11 minutos
ENXERGANDO O INVISÍVEL de Patrícia Banuth /UNB/BRASÍLIA 14 minutos
(Projeto Final em Jornalismo FAC UnB)
PERNAMBUCO VOCE É MEU de Brenno Luiz Ribeiro da Costa /UNIV. CATÓLICA DE PE 20 minutos
AS AVENTURAS DE BRUFORD E CALAHAN de Ricardo Pinto Paiva /RN 6 minutos
___________
06/12 - 21h00
MOSTRA IESB 1:
SWING THE KING de Timo Cunha 2 minutos
TEMPUS FUGIT de Lino Meireles 8 minutos
NO ATO de Patrick Grossner 3 minutos
PRÓXIMA DISTÂNCIA de Mateus Oliveira Araújo 11 minutos
UMPAR de Gabriel Ramos 21 minutos
MARIA ANTONIETA FAZ ANIVERSÁRIO de Inácio Alves do Amaral 16 minutos
Local: Auditório Benedito Coutinho – IESB Asa Norte
__________
07/12 -19h30
COMPETIÇÃO 2:
RUA MÃO ÚNICA de André Gevaerd /FAAP/SP 12 minutos
E-LOVE de Miguel Plopschi / NEW YORK FILM ACADEMY/LA/USA 20 minutos
NEGÓCIOS A PARTE de Juliana Botelho /IESB/DF 18 minutos
UMPAR de Gabriel Ramos /IESB/BRASÍLIA 21 minutos
CONFINADO de Rafael Santos de Gusmão Lobo /UNB/BRASÍLIA 20 minutos
ROCCO de Filipe Matzembacher /PUC/RS 16 minutos
O PARAÍSO EM SUAS MÃOS de Carolina Ghidetti Costa /ANHEMBI MORUMBI/SP 14 minutos
___________
07/12- 21h00
MOSTRA IESB 2:
ANABELLE de Guilherme Barros 8 minutos
BRASÍLIA, O CAPITAL de Guilherme Barros 3 minutos
BRUMA de Bruna Martins 54 minutos
CASAMENTO MUSICAL de Caroline Lucena 3 minutos
EMBARAZADAS de Bruna Martins e Lívia Oliveira 10 minutos
PINGA TINTA de Thiago Campos Mendes 3 minutos
POR ENTRE PAPÉIS de Patrick Grossner 8 minutos
X OU Y de Júlia Libânio E Bruna Martins 4 minutos
Local: Auditório Benedito Coutinho – IESB Asa Norte
_________
08/12- 19h30
O cinema universitário - Debate com os cineastas brasilienses André Cunha, Iberê Carvalho e Santiago Dellape. Mediador: Pablo Gonçalo
Local: Cinema do IESB Asa Sul
__________
09/12- 19h30
COMPETIÇÃO 3:
AVÓS de Michael Wahrmann /FAAP/SP 12 minutos
DEPOIS DA PELE de Márcio Reolon /PUC/RS 14 minutos
ENTREVÃOS de Luísa Ramos Caetano /UNB/BRASÍLIA 20 minutos
(Projeto Final de Jornalismo,FAC)
FÉTIDO de Lincoln Fonseca /UNIVERSIDADE DEL CINE 16 minutos
POR UMA NOITE APENAS de Márcio Reolon /PUC/RS 14 minutos
TÁ MOCO, É? de Daniel Monteiro do Nascimento / UNIV. FEDERAL DE PERNAMBUCO 5 minutos
UM PAR A OUTRO de Cecília Engels /FAAP/SP 12 minutos
__________
09/12- 21h00
MOSTRA IESB 3:
O MONSTRO DO LAGO de Guilherme Barros 20 minutos
DISSOLUÇÃO-HIPERVAZIO E SOLIDÕES de Lucas Venturim e Julia Lucini 18 minutos
FAVORITE GIRL de Athena Ilse 6 minutos
HOW YOU LIKE ME NOW? de Lino Meireles 4 minutos
MAÍRA DO BAIRRO de Thaine Santos 12 minutos
NEGÓCIOS A PARTE de Juliana Botelho 18 minutos
O LADRÃO DOS SONHOS de Diego Passos 6 minutos
TV OR NOT TV de Guilherme Barros 2 minutos
MEDIUNIDADE DESCOBERTA de Victor Hugo Silva Santos 25 minutos
WC de Thaine Santos 20 minutos
Local: Auditório Benedito Coutinho – IESB Asa Norte
___________
10/12 - 19h30
Noite de premiação Exibição do filmes premiados e RATÃO de Santiago Dellape
Cerimônia de Premiação
Local: Embracine Casa Park, Brasília,DF
INFORMAÇÕES:
www.festivaliesbdecinema.blogspot.com
www.iesb.br
IMPRENSA:
Anna Karina de Carvalho
Expresso Brasil Filmes
(61) 92757326
Revisão curricular FAC aprovada no CEPE UnB
Faculdade de Comunicação terá novo currículo em 2011
Retirada, inclusão e realocação de disciplinas foram aprovadas em reunião do Cepe. Calouros terão mais créditos obrigatórios
João Campos - Da Secretaria de Comunicação da UnB
A Faculdade de Comunicação (FAC) terá alterações no currículo das habilitações em Jornalismo, Publicidade e Audiovisual a partir do próximo semestre. A reformulação do plano pedagógico, iniciada em 2008, foi aprovada em reunião do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe) nesta quinta-feira, 2 de dezembro.
As mudanças dizem respeito à retirada, criação e realocação de disciplinas do curso de graduação diurno. “São pequenos ajustes, frutos do trabalho de professores, alunos e técnicos com base em observação de erros e acertos do currículo implantado em 2003”, explica o diretor da FAC, professor David Renault.
Disciplinas como Oficina de Interpretação e Leitura dos Meios de Comunicação serão extintas. Outras, como Assessoria de Comunicação (Jornalismo), Formatação de Projetos (Audiovisual) e Legislação em Publicidade e Propaganda (Publicidade) serão novidades no primeiro semestre letivo de 2011, que começa em 21 de março.
“Vimos que algumas disciplinas, principalmente as de dois créditos, não emplacaram ou já não faziam sentido no plano pedagógico”, explica o professor Clodo Ferreira, coordenador de assuntos pedagógicos da FAC na época da implantação do currículo, em 2003, e durante o processo de reformulação.
CALOUROS – A revisão inclui ainda a realocação de disciplinas. De forma geral, as três habilitações vão antecipar parte das matérias específicas. “O objetivo concentra as disciplinas práticas nos terceiro, quarto e quinto semestres para deixar os alunos mais livres no fim do curso para se dedicarem ao projeto final”, explica David.
Também haverá mudança na oferta de disciplinas obrigatórias no primeiro semestre do curso. Até hoje, os calouros recebiam 10 créditos que deveriam ser cumpridos. Com a reformulação, passarão a ser 18. “Quando o aluno chega na universidade ele ainda fica meio perdido para pegar matéria optativas”, avalia o diretor da FAC. “Essa é uma forma de eles se ambientarem melhor”, completa Renault.
COLETIVO – Clodo destaca que tanto a implantação do novo currículo, como a recente reformulação foram feitos de forma coletiva. “Contamos com a participação da comunidade, com diversas reuniões e pesquisas com estudantes para levantar falhas e acertos no currículo”, explica o jornalista e doutor em História Cultural.
Para ele, a reformulação elevará o plano pedagógico da FAC a um patamar de excelência. “Creio que vamos conseguir oferecer as diferentes habilidades sem perder a conexão delas com um eixo comum: a Comunicação”, avalia. Renault ressalta que a construção do currículo é um processo constante. “Novas alterações podem surgir, mas chegamos a um ponto satisfatório”, diz o diretor da faculdade.
FAC no 43. Festival de Brasília
Super parabéns a todas as equipes premiadas e aos demais filmes que participaram e que são resultado da comunidade FAC.
Prêmio Juri Popular , Melhor Roteiro e Prêmio Estúdios Quanta
Curta 35 mm: "Braxília" Direção: Danyella Proença
Link: http://www.festbrasilia.com.br/2010/?sessao=filme&idMateria=5134
Projeto Final, orientadora Dácia Ibiapina
Curta Metragem Digital - Prêmio Melhor Fotografia
Documentário: "Entrevãos" Direção: Luísa Caetano
Link: http://www.festbrasilia.com.br/2010/?sessao=filme&idMateria=5148
Fotografia premiada: Carol Matias e Elias Guerra
Ficha Técnica
roteiro: Luísa Caetano
fotografia: Carol Matias e Elias Guerra
montagem: Elias Guerra e Luísa Caetano
som: Renato Teles
trilha sonora: Gymnopédie nº1, composição de Erik Satie
música original: gaita por Aníbal Diniz e pandeiro por Victor Valentim
produtora: Luísa Ramos Caetano
Projeto Final em Jornalismo, orientadora Dione Moura.
Recebeu apoio de Câmera da UnBTV, que assina a co-produção do documentário
Prêmio Marco Antonio Guimarães, do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro
Filme digital: "De bem com a vida - Carlos Elias e o Samba em Brasília"
Link: http://www.festbrasilia.com.br/2010/?sessao=filme&idMateria=5146
Ficha Técnica
produção executiva: Leandro Borges, Maurício Neves e Gabriel Marinho
roteiro: Leandro Borges
fotografia e montagem: Jorge Pennington
som: César Ferreira
animação: Rafael Pavarott
música original: Carlos Elias
produtora: Totó Filmes
Projeto Final, orientador David Pennington
Troféu Câmara Legislativa do DF
A menor distância entre dois pontos
Direção: Breno Nina e Elias Guerra (estudantes FAC tb, mas não é Projeto Final)
Link: http://www.festbrasilia.com.br/2010/?sessao=materia&idMateria=5250
Ficha técnica
produção executiva: Breno Nina
roteiro: Breno Nina e Elias Guerra
fotografia: Ig Uractan
montagem: Breno Nina, Elias Guerra e Pedro Beiler
som: Victor Pennington
direção de arte: Carol Matias e Renato Teles
figurino: Carol Matias e Renato Teles
animação: Ig Uractan
produtora: Breno Nina e Elias Guerra
Ex-estudante FAC , cineasta Santiago Dellape
A ex-estudante FAC, Santiago Dellape, com seu curta em 35mm Ratão ganhou o prêmio de melhor filme da Câmara Legislativa do Distrito Federal (segundo lugar).
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Cineasta chinês na UnB
Cineasta Tsai Ming-Liang visita UnB em 02 dez
Convite enviado por Mateus Guimarães, Coord. Geral do CUCA da UNE/D:
"Dando continuidade ao Ciclo de Diálogos, em parceria com a Ginja Filmes e Produções, temos a honrosa oportunidade de realizar um debate com a presença do Sr. Tsai Ming-Liang, um dos mais renomados cineastas contemporâneos, ícone da segunda onda do Cinema de Taiwan, cujos filmes têm sido aclamados nos grandes festivais europeus, onde receberam os prêmios: O Sabor da Melancia - Urso de Prata do Festival de Berlim; Vive L'amour - Leão de Ouro e Prêmio da Crítica Internacional - Festival de Veneza; O Rio - Urso de Prata - Festival de Berlim; O Buraco - Prêmio da Crítica Internacional - Festival de Cannes; Que Horas São Aí? - Prêmio da Crítica Internacional - Festival de Cannes; Adeus, Dragon Inn - Prêmio da Crítica Internacional - Festival de Veneza. O debate visa estimular a reflexão e formulação acerca do fazer artístico e cultural acadêmico, ressaltando a importância do ensino de artes para qualificar e incentivar a produção artística estudantil e seu caráter de experimentação.
Tendo em vista a relevância, qualidade e excepcionalidade da atividade e compreendendo o curto prazo que tivemos para a mobilização, solicitamos aos Professores(as) da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília que acompanhem suas turmas à palestra, que será realizada no dia 02 de dezembro (5ª-feira), das 10h às 12h no Anfiteatro 12."
Serviço:
Evento: palestra com o cineasta chinês Tsai Ming-Liang
Data: 02 dez 2010
Horário: 10h
Local: Anfi 12, Campus Darcy Ribeiro
Márcia Marques homenageada pelo troféu Stella Prata
o projeto, desenvolvido pela entidade com mulheres da periferia do Distrito Federal, em convênio com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República, vai ser inserido no programa mulher empreendedora deste ministério e replicado em todo o país.
O Evento Stella Prata 2010, será hoje, 02 de Dezembro, na sede da Associação Comercial do Distrito Federal, às 19h30